Cultura & Lazer Titulo Teatro
Aparências em desmanche

Hipocrisia social é tema de comédia de Brecht que
será protagonizada por Júlio Rocha e Daíse Amaral

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
30/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Tudo se desmancha em cena em O Casamento do Pequeno Burguêsa, peça que fica em cartaz até dia 16 no Teatro Augusta, em São Paulo. O material e o imaterial estão em jogo na comédia de Brecht protagonizada por Júlio Rocha e Daíse Amaral. A mobília, as aparências, tudo começa a esfacelar durante uma festa de casamento da alta sociedade.

Conforme a bebida entra pela garganta dos convivas, a verdade sai nua e crua, doa a quem doer. Logo a formalidade dá espaço para o caos. Não apenas o noivo sabe que a sua mulher está grávida, mas não é só isso que vai abalar a noite de todos. Ironias, provocações e grosserias vão desfazendo os demais personagens
"A peça fala sobre hipocrisia, mas principalmente diz que as pessoas, para o bem ou para o mal, precisam ser mais verdadeiras e honestas, sem colocar freio no que sentem e no que pensam", diz Júlio Rocha.

Acostumado ao mundo do espetáculo, da mídia, o ator acredita que tudo que está retratado na peça tem a ver com o universo das aparências que a televisão constrói, mas acha que o buraco do qual Brecht fala está mais em cima. "Já é quase institucionalizado o protocolo de como lidar com cada situação. Aos poucos fomos doutrinados a não sermos mais sinceros, a não falar o que pensamos, mas a máscara alguma hora cai, se desmancha", completa ele, que acredita que é melhor agir da maneira como se é desde o princípio do que passar ‘carão'.

Há cinco anos longe do teatro, prestes a voltar aos palcos, ele começou a ler série de textos do alemão Brecht. Não escolheu nenhum, mas acabou convidado a montar um dos seus primeiros textos. 

"Dele, eu já havia montado Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny. É um autor extremamente importante que acabou inspirando o teatro das gerações posteriores com seu olhar crítico e aprofundado com relação à política, à corrupção do ser."

Prestes a fazer seu primeiro musical, em dezembro, ele diz que só não quer mais se afastar dos palcos por muito tempo. "Não quero nunca mais ficar sem fazer teatro. É estilo de vida, onde eu me encontro com a disciplina e tudo me envolve completamente: o risco, o medo, a plateia."

O Casamento do Pequeno Burguês - Teatro. No Teatro Augusta - Rua Augusta, 943, São Paulo. Tel.: 3151-4141. 6ª, às 21h30; sáb., às 21h; e dom., às 19h. Ingr.: R$ 50 a R$ 60. Até dia 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;