Turismo Titulo Cones e cavernas
A misteriosa Capadócia
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
22/11/2012 | 07:42
Compartilhar notícia
Shutterstock


 

A rústica região da Capadócia, berço do mítico São Jorge, também serviu de locação para a novela global. Theo (Rodrigo Lombardi) e Zyah (Domingos Montagner) gravaram cenas com mais de 350 cavalos.

Seus personagens têm profunda ligação com o animal. Theo é oficial da cavalaria do Exército Brasileiro e Zyah foi criado no interior da Capadócia, sendo uma espécie de encantador de cavalos. O elenco também voou de balão para as cenas que retratarão o típico passeio local.

As cidades de Goreme, Urgup, Nevsehir e Avanos são os principais destinos visitados na região da Anatólia central e reúnem grande parte da riqueza histórica do país. Goreme é famosa por suas formações rochosas, chamadas de chaminés de fada, e antigas habitações escavadas na pedra.

A paisagem do Parque Nacional de Goreme, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), é dominada por rochas esculpidas pela erosão após serem cobertas pelas lavas de um vulcão há milhares de anos. Nessas formações, que serviam de moradia, refúgio e igreja, há belíssimos afrescos religiosos que vão desde desenhos rudimentares do século 4 até magníficas obras de arte dos séculos 11 e 12.

Na Vila de Cavusin, as rochas escavadas abrigam casas e monastérios em paisagem quase lunar. Os destaques ficam por conta do Monastério de São João Batista, uma das mais antigas construções da Capadócia, e a enorme Basílica do Imperador Phocas, ambos escavados na pedra.

Mais adiante chega-se a Kaymaklim, cidade subterrânea criada pelos primeiros cristãos, que encontraram debaixo da terra esconderijo perfeito contra os perseguidores romanos. Acredita-se que seus habitantes acumulavam suprimentos para passar até um ano sem ver a luz do sol.

Já Gelveri abriga a Igreja de São Gregório Nazianzeno, hoje uma mesquita, erguida pelo Imperador Teodósio em 385 d.C.; e o Vale de Ihlara, repleto de igrejas e mosteiros.

O Vale Pigeon reúne vilarejos típicos e o Vale de Soganli, com tumbas bizantinas e templos religiosos de arquitetura armênia, escavados na rocha.

A visita a Sobesos também é imperdível. É onde foi descoberto recentemente, em um sítio arqueológico romano, um mosaico impressionante. Mas nada se compara à experiência de apreciar a Capadócia do alto. É por isso que um passeio de balão é obrigatório. O mais indicado é embarcar ainda de madrugada para acompanhar o nascer do sol em meio ao colorido de dezenas de balões.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;