Diarinho Titulo Comportamento
Dormir direito
é sinal de saúde

Durante o sono, nosso corpo não só descansa como também
organiza as informações adquiridas durante atividades do dia

Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
25/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Após um dia cheio de atividades, dá vontade de chegar em casa, ficar em frente à TV, ao computador ou jogar videogame. Só que ninguém é de ferro. Aos poucos o sono aparece. É sinal de que é hora de ir para a cama. Para recompor as energias é preciso dormir direito. Diferentemente do que se imagina, o organismo não fica parado quando a gente dorme.

O sono é dividido em duas etapas: Não-REM (Movimento Rápido dos Olhos, em português) e REM. A primeira dura mais tempo e é quando o organismo libera maior quantidade do hormônio (substância que regula diversas funções) do crescimento, além de descansar o físico. Na segunda parte aparecem os sonhos e é quando organiza-se a mente. Imagine o cérebro como um computador: escrevemos em vários arquivos o que aprendemos no dia. À noite, arrumamos a bagunça e salvamos as informações. Assim será fácil consultá-las.

Por isso, ter boa noite de sono é sinal de saúde. Caso contrário - deixar de dormir, ter poucas horas de descanso ou acordar várias vezes -, o organismo fica bagunçado. No outro dia, a chance é grande de acordar irritado, mal-humorado, sentir cansaço e até perder a concentração.

João Paulo Ferraz, 11 anos, de Santo André, não consegue deitar cedo. "Minha mãe fala que é preciso descansar o corpo e o cérebro, mas não tenho sono". O menino conta que, às vezes, irrita-se com ele mesmo. "Não presto muita atenção na aula e não gosto de falar de manhã."

Felipe Nakahara, 7, de São Bernardo, costuma ficar acordado até às 2h e ainda demora para pegar no sono. Para melhorar o desempenho na escola e não chegar atrasado passou a estudar à tarde. "Agora me concentro mais", observa.

A recomendação dos especialistas é dormir, em média, dez horas por dia na infância, porque nesta fase o cérebro não está totalmente desenvolvido. Às vezes, deitar cedo é difícil, mas lembre-se de que no dia seguinte estará mais disposto. É só se esforçar!

Saiba mais

Enquanto a gente dorme, alguns animais e plantas aproveitam a escuridão para realizarem parte de suas atividades. O morcego, por exemplo, sai em busca de alimento. Alguns vegetais, como a dama-da-noite, exalam perfume após anoitecer para atrair bichos.

Algumas pessoas podem falar e até andar pela casa enquanto dormem. É o chamado sonambulismo - alteração que ocorre quando se está meio acordado e meio dormindo. É comum acontecer com crianças e a causa está relacionada ao fato de que a parte do cérebro responsável pelo sono não está totalmente desenvolvida.


Consultoria de Gustavo Moreira, especialista em sono da criança e médico do Instituto do Sono da Unifesp, de Angela Beatriz Lana, especialista em otorrinolaringologia e medicina do sono, e de Pierluigi Piazzi, físico e escritor.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;