Economia Titulo Aposentadoria
Entidades lutam por votação do fim do fator previdenciário
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
20/11/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


O fim do fator previdenciário deve ser colocado em votação na Câmara Federal nos próximos dias. Pelo menos essa é a expectativa de centrais sindicais e de representantes dos aposentados. Para pressionar os deputados a aprovar o projeto de lei que acaba com o fator, a Força Sindical fará ato hoje, no Salão Verde da Câmara, às 14h, em Brasília.

A regra atual de cálculo das aposentadorias do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) usa fórmula que leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de vida da população. Segundo essa sistemática, para o homem se aposentar com benefício integral, com 35 anos de contribuição (30 anos para a mulher), tem de trabalhar até os 64 anos.

O secretário geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna, diz que a ideia é colocar no lugar o regime 85/95 - o projeto de lei conta com substitutivo propondo esse sistema, em que a aposentadoria sem cortes ocorreria quando a soma da idade e dos anos de contribuição do segurado atingisse 95 (para mulheres, 85). Porém há resistências dentro do governo mesmo em relação a essa fórmula. "A Força está aberta a negociar, mas defende essa proposta", diz Juruna.

A Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas) também está na expectativa da chegada do projeto ao plenário. "Tivemos encontro com o deputado Marco Maia (o presidente da Câmara) recentemente, e ele nos garantiu que colocaria em votação, mas o governo vai dificultar", afirma o conselheiro da entidade Robson Bittencourt. Essa também é a avaliação do diretor de comunicação da Associação dos Trabalhadores Aposentados do Grande ABC, Luís Antônio Ferreira Rodrigues.

Há rumores de que o governo possa apresentar regra 95/105, que dificultaria mais a aposentadoria. Mas a proposta 85/95 é a melhor alternativa, avalia a presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Jane Berwanger. "O fator não teve o resultado esperado (reduzir o Rombo da Previdência) e ainda gerou desgaste, pois reduziu o valor das aposentadorias e aumentou o tempo de contribuição."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;