Cultura & Lazer Titulo Hoje
Celebração da
cultura negra

Dia da Consciência Negra conta com programação
musical gratuita no Grande ABC e em São Paulo

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
20/11/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Muita música agita a programação do Dia da Consciência Negra, que é celebrado hoje em diversas cidades do País. Em São Paulo e no Grande ABC, boa parte das atrações é de musicais e gratuitas. Dá para se refestelar com as batucadas e os sambas que contemplam a maioria das apresentações.

Santo André leva o dia especial para o palco do Parque Central, hoje. A festa começa às 10h em dois espaços, a tenda azul e o palco principal. Enquanto no primeiro acontecem várias atrações organizadas pelo Movimento Negro de Santo André, como apresentação de capoeira, dança de salão e hip hop, no palco principal estão agendados shows do Quinteto em Branco e Preto, às 14h, e de Almir Guineto, às 17h. Às 11h, na Tenda Azul, Fernando Rios exibe seu disco 'Contagiante', que mistura samba com MPB em batida dançante. A agenda andreense segue até o dia 30 com mais atividades (veja no quadro abaixo).

Em Diadema, a bola da vez é Lula Barbosa, que sobe ao palco do Teatro Clara Nunes às 19h. Na estrada desde o fim dos anos 1970, Barbosa já compôs com gente como César Camargo Mariano, Eduardo Gudin e Fábio Júnior. Em cena, ele executa suas principais canções, entre elas 'Brincos', 'Mira Ira' e 'Toque Mágico'.

Na Capital, o palco de boa parte das celebrações é o Parque da Juventude. Espalhados pela área verde, vários artistas e grupos revelam diferentes aspectos da cultura negra. O chorinho de Henrique Araújo e Regional Imperial abrem os trabalhos, às 11h. Passam pelos palcos Fabiana Cozza, Nega Duda, Fundo de Quintal, Bebeto e Samba do Recôncavo Baiano, entre outros.

O Museu do Futebol traz atividades que podem ensinar às crianças e divertir os adultos. Serão dois jogos promovidos pelo espaço para os visitantes: o ‘qual jogador sou eu?', que conta a história de vários atletas negros que vivenciaram as transformações sociais através do esporte, e o ‘jogo da memória', que apresenta curiosidades e detalhes importantes da história de gente como Nelson Mandela e Pixinguinha.

Dona Inah e o Grupo Cadeira de Balanço se apresentam no Museu da Imagem e do Som, que ainda projeta três documentários: um sobre o samba, outro sobre Cartola e o último de Paulinho da Viola.

Destaques

SANTO ANDRÉ
Shows Fernando Rios, Quinteto Branco e Preto e Almir Guineto./CF Hoje, das 10h às 18h. No Parque Central (Rua José Bonifácio).

Ato Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, aniversário da imortalidade de Zumbi e 40 anos do movimento negro em Santo André. Amanhã, às 19h. Na Câmara Municipal (Praça 4º Centenário).

Posse de conselheiros do Conselho Municipal da Comunidade Negra. Sexta, às 19h. Na OAB de Santo André (Avenida Portugal, 233).

Festa Comunitária Africana. Dia 30, às 18h. Na Escola de Samba Lírio de Ouro (Rua das Begônias).

SÃO BERNARDO
Bate-papo sobre literatura com o antropólogo Kabengele Munanga./CF Sábado, às 15h. Na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Jurubatuba, 1.415. Tel.: 4330-2888).

DIADEMA
Lula Barbosa. Hoje, às 19h. No Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300).

SÃO PAULO
Grupo Cadeira de Balanço. Hoje, às 15h.
Dona Inah. Hoje, às 17h
No Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158. Tel.: 2117-4777

Chorinho com Henrique Araújo e Regional Imperial.Hoje, às 11h.
Nega Duda e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Hoje, às 15h
Fabiana Cozza. Hoje, às 16h
Bebeto convida Luis Vagner, Nereu Mocotó, Uly Costa e Tereza Gama.Hoje, às 16h.
Fundo de Quintal convida Adriana Moreira, Chocolate e Graça Braga. Hoje, às 18h.
No Parque da Juventude (Avenida Zaki Narchi, 1.309).

Exposição Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão. Hoje, a partir das 13h. No Museu Afro Brasil do Parque do Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, portão 10).

Jogos no Museu do Futebol (Praça Charles Miller. Tel.: 3664-3848). Ingr.: R$ 6. Hoje, das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;