Esportes Titulo Fórmula 1
Vettel confirma força e faz pole nos EUA
Das Agências
18/11/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O amplo favoritismo de Sebastian Vettel nos treinos livres para o GP dos Estados Unidos, 19ª e penúltima etapa da Fórmula 1 em 2012, foi confirmado na classificação realizada ontem no circuito de Austin. Contudo, o domínio mostrado pelo alemão durante o fim de semana não foi tão forte na parte final e Lewis Hamilton, da McLaren, se mostrou adversário perigoso.

Após liderar as duas primeiras partes da classificação com facilidade, o piloto da Red Bull marcou 1min35s657 no período decisivo, sendo apenas 109 milésimos mais rápido que o inglês da McLaren. Foi sua 36ª pole position na carreira e sexta no ano, igualando-se a Hamilton como o maior detentor dessa estatística na temporada.

Para garantir o tri hoje, Vettel precisa ganhar o GP de Austin e torcer para que Fernando Alonso chegue no máximo em quinto. Caso o alemão seja o segundo, o ferrarista não pode chegar à frente do nono lugar. Se Alonso não pontuar, Vettel precisa de, pelo menos, um terceiro lugar.

O australiano Mark Webber registrou o terceiro tempo com o segundo carro da Red Bull, enquanto que Romain Grosjean foi o quarto na folha de tempos. No entanto, o francês perdeu cinco posições no grid (ele trocou a caixa de câmbio no primeiro treino livre de ontem), caindo para nono na ordem de partida.

Com isso, o vencedor da última prova, em Abu Dhabi, Kimi Raikkönen, herdou o lugar do colega de Lotus na segunda fila, seguido por Michael Schumacher, da Mercedes, e Felipe Massa, melhor representante da Ferrari.

Sem encontrar um bom ritmo com pneus médios, o vice-líder do campeonato, Fernando Alonso, sofreu para ficar entre os dez primeiros e terminou o classificatório apenas na nona posição, subindo para oitavo após ganhar a posição de Grosjean. Isso significa que o espanhol foi superado pelo colega brasileiro pela segunda vez no ano.

Bruno Senna esboçou presença nas cinco primeiras filas, mas foi novamente eliminado na segunda parte do treino e vai largar em 11º, uma posição atrás de seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado.

O GP dos Estados Unidos ocorre a partir das 17h, horário de Brasília, e tem transmissão pelo canal por assinatura SporTV.

 

Senna lamenta erro que provocou eliminação no treino

Bruno Senna lamentou não ter conseguido realizar a volta ideal na segunda fase do treino classificatório para o GP dos Estados Unidos.

O piloto brasileiro admitiu que errou durante sua melhor volta, o que lhe teria custado quatro décimos de segundo e a oportunidade de avançar à fase final.

"Quando colocamos o pneu na grama artificial, ele suja muito e não limpa até a curva seguinte. Então, se você vai um pouco além em uma curva, perde muito tempo na volta. Perdi bastante tempo em minha volta e foi frustrante, já que eu estava vindo em uma boa", comentou o piloto.

Já Felipe Massa foi bem na classificação, mas lamentou o fato de largar pelo lado sujo da pista norte-americana. "Fiz a simulação de largada no lado esquerdo da pista e sair dali foi pior do que partir da chuva. Vai ser difícil. Se eu conseguir chegar à primeira curva em sexto, será uma grande vitória", disse o sétimo colocado no Mundial de Pilotos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;