Política Titulo Santo André
Grana resgata equipe de Avamileno

Secretários e integrantes do segundo escalão da gestão
do ex-prefeito estão na equipe técnica do PT em transição

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
15/11/2012 | 07:08
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Secretários e integrantes do segundo escalão da gestão do ex-prefeito João Avamileno (PT-2002 a 2008), estão na equipe técnica do PT na transição entre o governo de Aidan Ravin (PTB) e o do prefeito eleito, Carlos Grana (PT).

Apesar do presidente municipal do partido, Luiz Turco, frisar que a composição do núcleo não necessariamente corresponderia à formação do primeiro escalão, alguns são cogitados para a linha de frente da nova administração petista.

Os nomes que compõem o núcleo técnico de transição remetem também à maior crise já sofrida pelo PT andreense. Além de atuarem no Paço, eles tiveram envolvimento no episódio dos 13 secretários que renunciaram aos cargos, em 27 de novembro de 2007, em defesa da vice-prefeita Ivete Garcia, após ela perder as prévias para o então deputado estadual Vanderlei Siraque, apoiado por Avamileno, para a disputa do Paço em 2008.

Um deles é de Sebastião Ney Vaz, atual secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, responsável pela troca de bastão no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Ele já comandou a autarquia na administração Avamileno, mas deixou o posto na renúncia dos 13 secretários.

Junto com Ney Vaz, Ronaldo Feitosa participará da troca de informações com a atual administração do Semasa. Também presente no Paço, como secretário de Governo, enquanto a crise petista se ascendia, ele permaneceu ao lado de Avamileno.

Para transição na Saúde, foi escalado o médico Homero Nepomuceno, responsável pela Pasta na gestão Avamileno. Na transição da Educação, Maria Helena Marin, que assumiu o setor após renúncia de Cleuza Repulho, em 2007. Na equipe de Grana para a área de Finanças e Orçamento, o indicado é o ex-secretário Walter Faria, que entrou no lugar de Antonio Carlos Lopes Granado na mesma ocasião. Em Habitação atua arquiteto e urbanista Nelson Ota, ex-comandante de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

O designado para transição com a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo é Alberto Alves de Souza, ex-diretor do Departamento de Cultura de Avamileno. Em relação à Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), o ex-supervisor da autarquia Hélio Tomaz Rocha será o responsável no processo.

Para assuntos de Administração e Licitações, os trâmites passarão pelo vereador Antonio Leite (PT), que deixará a Câmara ao fim desta legislatura - ele é cotado para ocupar uma secretaria, talvez a de Administração e Modernização.

 

Aidan telefona para Grana, mas transição segue emperrada

Depois de o PT de Santo André impor ultimato, enfim o prefeito Aidan Ravin (PTB) telefonou ontem para o futuro chefe do Executivo, deputado estadual Carlos Grana (PT), para sinalizar o início da transição entre as duas equipes. O contato ocorreu na tarde de ontem, para o petebista dar satisfação sobre a demora do diálogo.

No entanto, ainda não há data marcada para o encontro de Aidan e Grana, uma vez que o prefeito prometeu fazer novo contato na quarta-feira, após o feriado da Consciência Negra (terça-feira). Até lá, a transição em Santo André não sairá do zero. O município é o único do Grande ABC nessa situação.

Em decorrência do feriadão, muitos dirigentes petistas viajaram no começo da tarde de ontem e não tiveram conhecimento do gesto de Aidan. Por isso, a cúpula da legenda, até a noite de ontem, estava determinada a se dirigir na Praça de Atendimento da Prefeitura, onde protocolaria documentos, na quarta-feira, solicitando informações a cada secretaria, para obter dados da situação de cada segmento.

Em visita de cortesia à OAB, anteontem, Grana reclamou publicamente da demora de Aidan para iniciar o diálogo. O prefeito eleito telefonou na segunda-feira, deixando dados para que o petebista retornasse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;