Economia Titulo Mais lojas
Sonae estuda novos pisos para o Metrópole
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
14/11/2012 | 07:40
Compartilhar notícia


O Shopping Metrópole, de São Bernardo, caminha para mais uma expansão com o objetivo de atender a demanda pungente da região. A sua administradora, a empresa de capital aberto Sonae Sierra Brasil, realiza estudo que prevê a ampliação vertical para os próximos anos. "Mudanças como essas levam, no mínimo, quatro anos desde o início do estudo até a entrega", disse o superintendente do estabelecimento, Roberto Pereira.

A estrutura atual comporta mais dois pisos superiores, cuja construção ocorreria sem a necessidade de fechar as portas. Não há datas nem valores, mas a expectativa é que o investimento supere R$ 52,7 milhões, montante aplicado na última reforma, que colocou mais 31 lojas no local.

A concorrência voltou a ficar acirrada na cidade. Inaugurado em 1980, o Metrópole já enfrentou os golpes do Golden Shopping e do Best Shopping, ambos desativados. Ontem teve início novo round. A BR Malls inaugurou o São Bernardo Plaza Shopping. E em outubro de 2013, a Squarestone Brasil prevê a abertura do Golden Square Shopping (leia mais abaixo). Mas segundo o diretor de operações da Sonae, Waldir Chao, os outros empreendimentos não assustam e a expansão é uma das prioridades da empresa para garantir a preferência dos consumidores.

Os números do shopping são-bernardense são positivos à companhia. Dos 11 que administra, o Metrópole teve o maior crescimento de vendas no terceiro trimestre, de 28,6% na relação anual, com R$ 82,7 milhões. A empresa não revela tíquete médio, mas cruzando a média mensal de 2011 com o resultado de julho a setembro deste ano, cada visitante deixou em média R$ 127 no shopping.

Nos últimos dias de 2012, Pereira espera que o impacto do São Bernardo Plaza Shopping seja leve. "É comum que ele atraia os consumidores por ser uma novidade. Mas isso passa. Não estamos preocupados." Segundo o superintendente, o orçamento de marketing da Sonae para o shopping, neste ano, já previa este impasse. A companhia direcionou R$ 3,85 milhões.

Dentro deste montante, R$ 1,12 milhão é destinado à ação Cores do Natal, que começa no dia 29. "Foram R$ 400 mil em decoração, R$ 200 mil com a campanha publicitária e R$ 520 mil com eventos e promoções", detalhou a gerente de marketing do empreendimento, Márcia Ferreira.

A ação será simultaneamente em todos os shoppings da Sonae, que prevê a distribuição de sacolas ecológicas e cupons para sorteios de veículos aos consumidores que gastarem, no mínimo, R$ 250. De acordo com a gerente corporativa de marketing da Sonae, Laureane Cavalcante, o investimento nacional atingiu R$ 9,8 milhões. A empresa comprou seis obras do pintor Romero Britto para a campanha.

MAIS UM - Chao revela ainda que a companhia não descarta abrir outro shopping na região. "Acompanhamos os passos do mercado e ao analisar o Brasil, o Grande ABC é muito importante para nós. A região é forte e está crescendo. Como nós temos planejamentos de dez anos, que cabem alterações, não está descartada a possibilidade de instalar outro shopping", explicou Chao.

O executivo destacou que, se aprovado, o novo shopping da Sonae no Grande ABC será instalado em área periférica de alguma das sete cidades. Assim, como sempre ocorre nos municípios que esses empreendimentos são inseridos, ele garantiu que proporcionará o desenvolvimento do entorno.

 

Empreendimento abre espaço em 2013

 

Entre abril e maio, a Sonae Sierra Brasil vai inaugurar novo espaço no Shopping Metrópole, de 3.000 metros quadrados, além dos 28,6 mil m² utilizados, com 15 estabelecimentos de serviços. "Tudo isso para atender nossa nova demanda, que está crescendo", disse o superintendente do empreendimento, Roberto Pereira.

Ele se refere ao público que entrará na região com os empreendimentos residenciais e comerciais que estão sendo construídos no entorno do shopping, e o de hotelaria, que deverá ser desenvolvido em área excedente do estacionamento do empreendimento, vendida por R$ 11 milhões para a Setin Empreendimentos Imobiliários.

A nova área contará com uma Bio Ritmo Academia, de 1.500 m², afirmou o diretor operacional da Sonae, Waldir Chao. Pereira destacou que outros 14 espaços estão em comercialização. "Já fechamos com o Itaú Unibanco e com o Bradesco. Mas teremos também serviços como lavanderia, petshop, lotérica e caixas eletrônicos."

O espaço foi construído junto com a expansão de 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;