Por R$ 49,9 mil, versão de entrada do modelo tem sistema que economiza combustível
Ele já passeia há mais de uma década pelas ruas da Europa. Por aqui, chegou em meados de 2009. Mas, mesmo com tamanho reduzido, extrema leveza e motor pequeno, houve a necessidade de seguir a onda da sustentabilidade. Sendo assim, haveria de se pensar num Smart que consumisse menos combustível e emitisse baixos índices de poluentes. Nasce aí a versão Mhd.
A sigla, que vem do inglês Micro Hybrid Drive, traz na bagagem a tecnologia Start & Stop, ou seja, cada vez que o veículo está abaixo dos 8 km/h e o pedal do freio é acionado, o motor é desligado automaticamente.
Essa versão nasceu no Brasil com a série especial Brazilian Edition, que foi criada para comemorar um ano de vendas no País. Mas a data coincidiu com a Copa do Mundo, por isso, à época, o modelo (limitado a 300 unidades) trazia a cor amarela na carroceria e uma bandeira estilizada na coluna traseira.
MOTORIZAÇÃO
Sob o pequeno capô dianteiro (que se abre com facilidade por meio de duas travas nas extremidades da grade) esconde-se o motor 1.0 aspirado de 71 cv (os demais modelos, turbo coupé e cabrio, têm 84 cv), que chega aos 100 km/h em 13,7 segundos e atinge velocidade máxima de 145 km/h.
Fiquei uma semana com o carro. De início, o anda e para dos congestionamentos chegou a incomodar (pois o motor era desligado sucessivamente). Sendo assim, preferi desabilitar o sistema, pressionando a tecla Eco, posicionada à frente da alavanca de câmbio.
Quando o trânsito começa a andar de novo, prefiro voltar a economizar combustível - entre 10% e 20%, informa a montadora. O tanque comporta apenas 33,5 litros de gasolina.
VIDA A BORDO
Apesar de divertido, andar num Smart está longe de ser confortável. A fim de proporcionar mais estabilidade ao carrinho (que tem 2,69 metros de comprimento, 1,55 metro de largura e 1,54 metro de altura) a suspensão precisou ser mais rígida. Mas o sistema não absorve bem as imperfeições do asfalto e os ocupantes sentem constantemente os trancos causados pelos buracos e ondulações das pistas brasileiras - mesmo porque motorista e passageiro sentam, praticamente, sobre o eixo traseiro. Vale lembrar que o modelo foi desenvolvido originalmente para rodar na Europa, onde o asfalto não tem essas imperfeições. Os pneus são 155/60 R15 na dianteira e 175/55 R15 atrás.
No habitáculo, mesmo trazendo itens como direção elétrica, ar-concionado, vidros e travas elétricos, além de rádio com leitor de MP3, o Smart não conta com leitor de CDs e os retrovisores externos têm regulagem manual... Espera-se (bem) mais de um carro que custa R$ 49,9 mil.
No mais, o pacote de itens de série do Smart Fortwo Mhd traz programa de estabilidade eletrônico, função de assistência de partida integrada em subidas íngremes, além de freios ABS, air bags e rodas de liga leve com 15 polegadas.
Esse pacote elimina as dúvidas do público quanto à segurança do Smart que, visualmente, passa a sensação de fragilidade.
Por ter apenas 1,86 metro de entre-eixos, o Smart tem na ergonomia seu ponto alto. Os comandos ficam totalmente ao alcance das mãos, a começar pela ignição - que fica no console central e não na coluna de direção, como os modelos convencionais.
Nas ruas, diversos comentários
Entre críticas e elogios, não tem como negar que o Smart chama a atenção por onde passa.
No trânsito, sempre tem um que comenta as dimensões do modelo. Na rua de casa, uma mãe passa e comenta: "Filho, vou te dar um deste de Natal." No estacionamento do supermercado, me assusto quando vejo cerca de dez pessoas ao redor do carro quando volto das compras: "É chinês?", "Quanto custa um carro desse?", "É vendido no Brasil?", me perguntaram os curiosos.
E por falar em estacionamento, este é um local onde o Smart nunca dá trabalho. Fica em qualquer cantinho sem atrapalhar os demais motoristas, que (na maioria das vezes) simpatizam com o veículo, o que acaba rendendo gentilezas no trânsito - algo cada vez mais difícil nas ruas das grandes cidades. Balizas? Sempre são bem-sucedidas, afinal, o Smart é um metro menor que um Fiat Mille, por exemplo.
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