Política Titulo No 1º escalão
Lauro Michels inicia diálogo com PR

Prefeito eleito tenta atrair sigla de quatro vereadores para a base aliada

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/11/2012 | 07:21
Compartilhar notícia


Começaram na quinta-feira as tratativas para que o prefeito eleito de Diadema, Lauro Michels (PV), atraia o PR para sua base aliada. A sigla republicana se tornou estratégica para o futuro governo, pois conta com quatro vereadores para a próxima legislatura - Talabi Fahel, Luiz Paulo Salgado, Reinaldo Meira e José Zito da Silva, o Zezito.

Inicialmente o PR prevê comandar duas secretarias. Republicanos entendem que o apoio da bancada (a segunda maior da Casa, somente atrás do PT e empatada com o PV) exige contrapartida proporcional à força da legenda no Legislativo. As duas Pastas pedidas pelo PR foram de Transportes e Esportes.

No primeiro encontro, a cúpula do PV rejeitou o pedido do PR. Os verdes avaliam que, como há projetos para corte de cargos comissionados e redução de número de secretarias, dar o espaço requisitado ao partido causaria ciumeira na futura base aliada, além de inflacionar as propostas que serão feitas a siglas que apoiaram o prefeito Mário Reali (PT), como PRB e PSB.

A contrapartida feita por Michels foi a cessão de apenas uma Pasta, sem definição de qual área. Foi cogitada ainda costura para a presidência da Câmara. Hoje o nome favorito do prefeito eleito é de José Dourado (PSDB). Os republicanos poderiam indicar nomes para compor a vice-presidência ou secretarias de destaque no Legislativo.

 

VEDETES

No governo de Reali, a secretaria de Transportes foi loteada entre PT e PMDB. O secretário da área é Ricardo Perez (PT), mas o diretor do setor é José Eduardo Rosário Santos, genro da vereadora Cida Ferreira (PMDB). A Pasta ficou ainda mais atrativa depois que as linhas municipais foram privatizadas devido à falência da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema). Políticos que trabalharam no local dizem que a secretaria não precisa arcar com ônus eleitoral pelos ônibus de má qualidade da ETCD.

Já a área de Esportes sempre foi requisitada devido à força do futebol amador de Diadema. A cidade conta com dois clubes profissionais - CAD (Clube Atlético Diadema) e Água Santa - e há previsão de entrega da reforma do campo do bairro Inamar para o próximo ano. Atualmente a Pasta é dirigida por Antônio Vanderly Lima (PT), braço-direito de Reali. Mas a secretaria já foi comandada por Rubens Xavier (PT) e, na gestão de José de Filippi (PT), era gerida por integrantes do PCdoB, entre eles o ex-jogador Wladimir Rodrigues.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;