Cultura & Lazer Titulo Dança
Universo caótico
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
30/11/2011 | 07:06
Compartilhar notícia
Fabio Pazzini/Divulgação


Corpos que são violentamente retirados do cotidiano ganham investigação no espetáculo de dança-teatro "Pequeno Espaço Para Ser Eu Mesmo", que entra em cartaz amanhã, no Teatro Coletivo, em São Paulo.

Para a montagem, a Companhia Artesãos do Corpo imaginou grandes grupos de pessoas que perdem lugares de origem e se deslocam ou são empurrados para pequenos espaços. "Representamos momentos em que as pessoas são colocadas diante de grandes tragédias ou reclusões como é o caso de sequestro", explica a diretora, bailarina e socióloga Mirtes Calheiros. Nesse ambiente, os próprios corpos são os lugares seguros, onde preservam tradições e memórias.

Dessa forma, a coreografia reflete sobre espaços internos e externos, nos quais o ser humano divaga em busca de existência mais verdadeira, que o obriga a estabelecer vínculos com o próprio corpo, outros corpos e a natureza. "A ideia é questionar: Quando você não tem mais nada o que resta dentro de você?", explica Mirtes.

O espetáculo investiga possibilidades de manifestação em pequenos espaços, seja pela compressão, seja pelo contato direto com outro corpo. "Os pequenos espaços no fim são grandes espaços porque estão dentro de nós", afirma.

No palco, os bailarinos Bárbara Freitas, Ederson Lopes, Gisele Ross, Ken Kronaz, Leandro Costa, Mirtes Calheiros e Odete Machado buscam a revelação no silêncio assim como o movimento na imobilidade enquanto os quadros se sucedem com flashes de tragédias. "A ideia jamais foi se comparar ao sofrimento dessas pessoas, mas fazer uma homenagem singela", conta a diretora.

Provocar a sensibilidade e a consciência do público para assuntos de interesse no mundo contemporâneo é a intenção da companhia de repertório, que desenvolve desde 1999 pesquisa focada na diluição das fronteiras entre dança, teatro e performance assim como na investigação dos processos de influência, alteração e diálogo entre o corpo e a cidade.


Pequeno Espaço Para Ser Eu Mesmo - Dança. Estreia amanhã, às 20h. No Teatro Coletivo (Sala 1) - Rua da Consolação, 1.623, São Paulo. Tel.: 3255-5922. 5ª a sábado, às 20h (nesta semana); 4ª a domingo, às 20h (na semana que vem). Ingr.: R$ 10. Até dia 11.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;