Cultura & Lazer Titulo Especial
Programação
de homenagens

A data serve como plano de fundo para que o MAP de
Diadema abra duas exposições especiais durante o mês

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
08/11/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


A celebração do Dia da Consciência Negra não para de agitar a programação cultural do Grande ABC. Comemorada no dia 20, a data especial serve como plano de fundo para que o MAP (Museu de Arte Popular) de Diadema abra duas exposições especiais que estarão em cartaz durante todo o mês. Ambas as atrações serão inauguradas amanhã à noite, a partir das 19h. A visitação, gratuita, segue até dia 24.

Utilizando a argila como principal meio de expressão dos artistas sobre a cultura afro-brasileira, a mostra 'Negras Raízes - Barros Artes e Convidados' busca inspiração na história da influência da população negra em toda a sociedade. É possível encontrar referências aos tempos da escravatura, no século 18, e ao colorido típico da cultura africana. Entre as diversas esculturas e itens de decoração, chama atenção a forte presença do culto à figura de Iemanjá como um dos temas abordados.

O acervo com cerca de 30 obras reúne trabalhos realizados por integrantes do Projeto Barros Artes, da cidade de Taboão da Serra, além de contar com itens desenvolvidos por nomes especialmente chamados para participar do projeto, casos de Pedro Motta, Carmen Perez e Liliana Viera.

O centro cultural de Diadema também abre as portas para receber a exposição 'Os Silva - Família de Expressão da Arte Popular e Negra', que presta homenagem ao legado artístico da família de artistas autodidatas.

Destaque para as telas do mineiro João Cândido da Silva, pintor que é referência nacional no estilo conhecido como ‘arte naïf', no qual os trabalhos são elaborados sem que os autores possuam algum tipo de preparação acadêmica. Suas irmãs, Conceição e Efigênia Rosaria, e o irmão escultor, Vicente de Paula, também possuem obras no programa especial que chega à região.

Negras Raízes - Barros Artes e Convidados e Os Silva - Família de Expressão da Arte Popular e Negra - Exposições. A partir de amanhã, às 19h. No MAP (Museu de Arte Popular) - Rua Graciosa, 300, Diadema. Terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 13h às 18h. Grátis. Até dia 24.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;