Turismo Titulo Aventura
Adrenalina ao extremo
Rogério Santos
Enviado a Socorro
08/11/2012 | 07:52
Compartilhar notícia


 

Para quem gosta de adrenalina e fortes emoções, Socorro é o lugar ideal. Todas as modalidades são praticadas com equipamento de segurança adequado e apoio de instrutores credenciados.

Entre as opções, o rafting ganha atenção especial. Descer as corredeiras do Rio do Peixe em percursos de quatro a sete quilômetros é uma experiência única. Dependendo do volume de água, alguns trechos ficam tranquilos, permitindo contemplar a natureza em todos os seus detalhes.

O Rio do Peixe também é utilizado para outras modalidades esportivas, como boia-cross e o acqua-ride - descida em botes individuais onde o praticante posiciona-se de peito, utilizando os braços e mãos como leme.

A canoagem é praticada em caiaques rígidos. O trajeto é cumprido em trechos do rio onde as corredeiras têm grau de dificuldade mais leve. Todo participante é acompanhado por um instrutor que dará as instruções de remada e segurança. Já para os mais experientes, com conhecimento técnico específico de canoagem, existe um trecho de corredeiras difíceis.

Há também opções para toda a família, como o ecoboat (passeio de banana boat puxado por uma lancha ao longo de 1.500 metros). A aventura tem duração média de 30 minutos e é indicada inclusive para crianças acima de 8 anos.

Já para quem gosta de aventura mas não quer se molhar, há opções como o arvorismo, que se tornou uma atividade ecoturística com o advento de técnicas verticais e pode ser praticado por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com 150 metros de altura e um quilômetro de comprimento, a tirolesa de Socorro é a única que atravessa dois Estados (São Paulo e Minas Gerais) e que apresenta adaptação a pessoas com deficiência. Neste caso, o indivíduo desliza deitado pelo cabo de aço, o que só aumenta a sensação de estar literalmente voando a 250 metros de altura.IP0CPCL

 

CULINÁRIA

Para quem não é fã de esportes radicais mas aprecia boa comida e paisagens exuberantes o roteiro por fazendas é a pedida certa. Socorro tem em sua área 96% de zona rural. Desse percentual, a maioria das propriedades é de pequeno porte e cultiva diversos produtos para seu sustento.

Com a instabilidade vivenciada pela agricultura, a alternativa encontrada pelos produtores foi a diversificação de suas atividades, produzindo doces, geleias e compotas. Outros acrescentaram à piscicultura opções de lazer e degustação dos peixes.

Visitar esses locais é um convite à arte de comer bem. Pães, bolos e doces são um incentivo inevitável à gula. Almoço e jantar também não deixam por menos. As fartas refeições reforçam o convite para retornar ao local.

Alguns produtores cultivam itens orgânicos, comercializando-os em sua forma mais pura. Vale provar (com moderação) a famosa cachaça de Socorro e os derivados da cana, como o melado e o açúcar mascavo.

 

Guia de viagem

 

COMO CHEGAR

Há duas formas de chegar a Socorro a partir da Capital. Uma delas é seguir pela Rodovia Fernão Dias até Bragança Paulista e, depois, ir até Socorro pela Capitão Barduíno. Outra opção é pegar as vias Anhanguera ou Bandeirantes até Jundiaí (trevo de Itu), seguindo para Itatiba e Bragança Paulista até Socorro.

 

ONDE FICAR

 

Pousada Recanto dos Manacás - É a mais próxima da cidade e referência em ações sustentáveis focadas na preservação, economia e otimização de recursos naturais. Usa chuveiros solares ecológicos e faz compostagem para adubar o próprio bosque e o pomar orgânico. O café da manhã é servido em espaço cheio de charme, decorado cuidadosamente pelos proprietários, e a mesa é farta de bolos caseiros e pães diversos, servidos quentinhos. De todas as varandas dos apartamentos é possível avistar as montanhas que cercam a cidade. Endereço: Rua Mazzolini, 694. Tel.: (0xx19) 3895-6876.

 

Pousada Nova Estância - Com vista para as montanhas e clima agradável, é local propício para descanso e contato com a natureza. Nos chalés, o hóspede tem privacidade e ainda pode ser servido por cestas de frutas da época colhidas na propriedade. Endereço: Km 4,2 da Estrada Socorro-Lindoia. Tel.: (0xx19) 3855-1125.

 

Pousada Pompéia - Recém-inaugurada, tem excelente localização em meio à natureza, próxima das montanhas e de fontes minerais com propriedades medicinais, além de estar a dois quilômetros do centro e perto da famosa feira de malhas. O carinho de seus proprietários é constatado no delicioso café da manhã. Fica no Caminho Turístico da Pompeia. Tel.: (0xx19) 9749-2699.

 

INFORMAÇÕES

 

Central de Informações Turísticas - (0xx19) 3855-9634 e 3855-9674

Sites - www.socorro.sp.gov.br e www.socorro.tur.br

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;