Turismo Titulo Adrenalina
Prazer em receber bem

Socorro é considerada referência nacional em acessibilidade
e esportes de aventura em contato total com a natureza local

Rogério Santos
Enviado a Socorro
08/11/2012 | 07:46
Compartilhar notícia


Localizada a 130 quilômetros da Capital, a cidade de Socorro é destino ideal para quem deseja dar um tempo na correria do dia a dia e relaxar aproveitando a natureza exuberante do Circuito das Águas Paulista e as opções gastronômicas, que são show à parte.

O município, que recebe cerca de 500 mil visitantes por ano, oferece oito opções de turismo e 22 atividades de aventura - dez delas adaptadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O crescimento de 15% no segmento a partir do ano 2000 transformou Socorro em famoso polo turístico do Estado. Tanto que o destino é atualmente considerado referência quando se fala em turismo com acessibilidade, que engloba não só pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida como também obesos, idosos, anões e gestantes.

Por isso o município sediou, no segundo semestre de 2011, o Seminário Paulista de Acessibilidade e Cidadania, projeto integrante de um conjunto de ações realizadas pelo FAC (Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania), abordando o tema Acessibilidade no Mundo Globalizado.

Com 37 mil habitantes, Socorro está na encosta da Serra da Mantiqueira, em meio a vales e montanhas, fazendo divisa com Minas Gerais. O município destaca-se como estância turística integrando o Circuito das Águas Paulista, que inclui também Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

Fundada oficialmente em 9 de agosto de 1829, a cidade foi colonizada por italianos e portugueses, que cultivaram café e o fumo por muitas décadas. Foi batizada com o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira dos italianos que chegaram à região, há quase 200 anos. Devido à qualidade de suas águas minerais, entrou para o turismo como estância sanitária em 24 de abril de 1945. Hoje, a cidade reserva atrações para todos os gostos. A começar pelos amantes da natureza, que encontram vários convites desafiadores explorando vales, montanhas, trilhas e cachoeiras. Programas que atraem aventureiros de todas as partes do mundo.

 

COPA

Não bastasse ser referência nacional em ecoturismo, aventura e acessibilidade, Socorro se prepara agora para receber os turistas que visitarão o Brasil na Copa do Mundo de 2014. Por ser uma das únicas no Brasil com infraestrutura para receber visitantes com deficiência, a cidade foi selecionada pelo Ministério do Turismo para receber estrangeiros durante a competição. Para tanto, garçons farão curso de inglês e outras medidas estão sendo estudadas pelos empresários locais.

 

 

O jornalista viajou a convite da ACE (Associação Comercial e Empresarial) e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Socorro

 

Cidade é referência em acessibilidade

 

Para se tornar referência a pessoas com deficiência, Socorro teve de se adaptar às normas de acessibilidade. Para isso, conta com o empenho de empresários e do poder público.

Segundo Censo demográfico de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 24,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência: mental, motora, visual ou auditiva. O projeto Socorro Acessível é realizado em conjunto com o Ministério do Turismo, que visou adequar o município, transformando-o no primeiro destino turístico do País adaptado a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Pontos turísticos, vias públicas, hotéis, parques e até restaurantes foram adaptados à normas.

"Hoje nós temos o único roteiro de turismo rural adaptado do mundo", afirma o diretor do Departamento de Turismo e Cultura de Socorro, Carlos Alberto Tavares de Toledo. Segundo ele, foi realizado estudo sobre o que os turistas buscam quando visitam Socorro. "Desse modo temos condições de preparar a cidade para receber todos bem", completou.

As principais obras do projeto no centro do município foram concluídas no fim de dezembro de 2008, como a construção de rampas de acesso, o rebaixamento de calçadas, a instalação de pisos táteis e colocação de semáforos sonoros nas principais ruas do centro.

Outros pontos do município passaram por adaptações, dando oportunidade a todas as pessoas de realizarem um turismo ainda mais prazeroso e seguro. O Mirante do Cristo, por exemplo, teve as grades substituídas por vidros, permitindo que o cadeirante tenha visão panorâmica de boa parte do município. Alguns bares e restaurantes contam com rampas de acesso e cardápio em Braille.

Muitos dos hotéis e pousadas possuem pelo menos um apartamento adaptado para receber hóspedes com deficiência física ou visual. Esses cômodos são certificados com respaldo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

Os empreendimentos que oferecem atividades de aventura também se adaptaram para atender pessoas com deficiência - desde práticas mais tradicionais, como caminhada de curta duração, cavalgada, escalada e passeio de charrete, até as mais radicais, como arvorismo, rafting, rapel, boia-cross, canoagem, acqua-ride, tombonágua e roteiros off-road.

Até o site oficial do município (CF51www.socorro.tur.br) foi adaptado à acessibilidade, permitindo que deficientes visuais possam navegar pelas páginas.

 

Visite

 

Rancho da Pompeia - Delicioso café caipira típico da fazenda.

 

Laticínio Tradição do Campo - Propriedade rural familiar com foco na produção de leite e derivados. Degustação, visitação e conhecimento do processo de produção.

 

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Almoço, visita e café caipira, além do passeio em meio rural visitando a fazendinha, ordenha de vaca, casa caipira, conhecimentos sobre sustentabilidade e acessibilidade. Parada para almoço no restaurante do hotel. Passeio semelhante também pode ser feito no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, do mesmo proprietário.

 

Fazenda Sant'ana - Propriedade centenária com criação de ovinos, lagos e trilhas para o laranjal. Instalada em tulha de 1896 está a fábrica de derivados de cana e o museu com peças e mobiliários antigos.

 

Pesqueiro Nenê Oliani - Pioneiro em pescaria no Estado há mais de 30 anos, tem diversos lagos para pesca esportiva, restaurante e loja com artesanatos confeccionados em couro de tilápia. Parada para almoço.

 

Empório Nova Vida - Comercializa produtos hortifrutigranjeiros com base na agricultura orgânica.

 

Alambique Pioneira - Além da cachaça, oferece produtos derivados da cana-de-açúcar e possibilita o turista a conhecer todo o processo de fabricação da aguardente, desde o plantio da cana até o produto final. Também é possível degustar diversos sabores de pinga, licores, melados e mel.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;