D+ Titulo Web
Qual sua relação
com a internet?

O fato é que redes sociais são a bola da vez; pare e pense:
sente-se satisfeito com o uso que está fazendo da internet?

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Fernandes

De vez em quando é bom refletir e discutir o que a internet tem a oferecer. O fato é que as redes sociais, de vários tipos, são a bola da vez. Só o Facebook - com oito anos de vida - possui 955 milhões de usuários, sendo 54 milhões de brasileiros que, em média, passam oito horas por dia em seus perfis. Acessar redes sociais já faz parte da rotina como ir à escola e escovar os dentes.

Mas por que é tão fácil e viciante ficar horas e horas atualizando e rodando a barra de rolagem do Facebook? "O ser humano sempre buscou fazer tudo o que mais dá prazer. Quanto mais rápido o retorno, melhor (quem não gosta de receber likes?)", acredita o psiquiatra Aderbal Vieira Junior, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo. Ele reforça que a internet é apenas uma ferramenta. "Se bem utilizada pode ser fantástica e deixar a vida das pessoas mais criativa ou pode ocupar espaço tão grande que acaba gerando ansiedade."

Para o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo, as possibilidades são tantas que fica fácil se perder. Além disso, a rede potencializa características como exibicionismo e inveja. Por outro lado, ninguém quer expor suas fraquezas. "Torna-se vitrine para aspectos positivos só que, com o tempo, fica difícil sustentar a boa imagem. E quem não tem a vida perfeita (e impossível) dos colegas de rede, pode acabar apresentando sinais de depressão."

Todos os especialistas concordam que o ideal é descobrir qual a real importância da internet em sua vida. "Até que ponto é saudável? É relativo", diz o psicólogo Marcio Berber Diz Amadeu, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP. Deixar de sair com os amigos e a família e não conseguir desconectar nem enquanto dorme podem ser sinal de que é bom rever seus conceitos.

 

VOCÊ VIVERIA SEM FACEBOOK?

Tem uma galera que resolveu se desconectar e descobriu que há sim vida fora das redes sociais. O norte-americano Ross Gardiner ficou famoso por gravar vídeo dando seus motivos para que as pessoas excluíssem seus perfis. Amigos brasileiros fizeram um vídeo-resposta para Ross. Qual a sua opinião?

Ross Gardiner - http://youtu.be/8UouP8cRYZ8

Respostahttp://www.youtube.com/watch?v=CKJRBIzifjQ




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;