Economia Titulo Pagamentos
Índice de inadimplência das empresas cai em setembro
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
31/10/2012 | 07:24
Compartilhar notícia


A inadimplência das empresas brasileiras se reduziu em 9,2% em setembro, na comparação com agosto, aponta pesquisa da Serasa Experian, uma das líderes nacionais em serviços de análise de crédito.

O resultado reflete, segundo analistas, a melhora no cenário da economia por fatores como a expansão da atividade - por exemplo, com as encomendas à indústria para atender o varejo no fim do ano -, a queda das taxas de juros e a redução também dos atrasos nos pagamentos por parte dos consumidores. Levantamento recente realizado pela Serasa mostra que o volume de pessoas físicas que não conseguiam honrar seus compromissos caiu 1,9% em setembro.

O assessor econômico da companhia, Carlos Henrique de Almeida, cita que a queda de 9,2% nos atrasos das empresas - que é a maior variação negativa desde maio - deve-se, em parte, também ao menor número de dias úteis. Isso porque os cartórios só funcionam nesses dias, o que impacta nos registros de protestos e cheques devolvidos. Porém, outras dívidas, como as bancárias, não sofrem desse ‘efeito calendário', pois têm registro on-line.

Outros fatores teriam influído para a melhora da inadimplência, afirma Shotoku Yamamoto, que é terceiro diretor financeiro do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). "As empresas estão alongando os prazos para pagar os fornecedores", observa.

Apesar da melhora no mês a mês, o indicador de atrasos ainda é 0,4% maior frente a setembro de 2011.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;