Política Titulo Aliados
Grana prevê formação de 1º escalão prata da casa
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
30/10/2012 | 07:49
Compartilhar notícia


Um dia depois do pleito, o prefeito eleito de Santo André, deputado estadual Carlos Grana (PT), destacou o interesse em formar o primeiro escalão do governo com pratas de casa. Sem vislumbrar a migração de quadros técnicos de Brasília para constituir a equipe, o petista sustentou que a cidade possui pessoas com "total capacidade de fazer trabalho eficiente (no Paço)". "Santo André é hoje exportador de quadros de gestão pública", disse, referindo-se, em especial, aos ministros Miriam Belchior (de Planejamento) e Gilberto Carvalho (secretário-geral da Presidência).

Sem adiantar nomes do futuro secretariado, Grana afiançou que o objetivo é dar valorização às lideranças locais, em alusão a correligionários e aliados de primeiro e segundo turnos. "Serão lideranças não só de partidos políticos, mas também de entidades que compõem representação da chamada sociedade civil organizada, fazendo uma mistura de quadros técnicos com políticos." O petista já garantiu que escolherá os nomes, abrindo a administração para fazer governo de coalizão.

O deputado defendeu que as forças políticas terão espaço na execução do programa de governo, prometido durante a campanha. "Quem participa da construção da aliança será convidado ou fará a indicação no governo. Não há segredo nisso." Perante iminente anúncio do primeiro escalão, alguns quadros já começam a ser ventilados nos bastidores, como o do vereador Paulinho Serra (PSD), do ex-prefeiturável Raimundo Salles (PDT), do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Cícero Martinha, e da ex-vice-prefeita Ivete Garcia.

Grana passou a tarde de ontem em cima de caminhão de som agradecendo os 204,5 mil votos conquistados nas urnas, superando o projeto governista do prefeito Aidan Ravin (PTB), que angariou 174 mil sufrágios, fracassando no processo de reeleição. A coordenação de campanha deu preferência pelo trajeto pelo Centro. O petista afirmou que montará a equipe de transição nos próximos dias, com quadros técnicos do PT e aliados, para conseguir diagnóstico detalhado da situação financeira e de projetos em relação a cada departamento da Prefeitura.

PRIMEIROS PASSOS

O prefeito eleito considerou que os primeiros passos serão fixados em retomar o diálogo social na cidade, o que, segundo ele, ficou em período de inércia nos últimos quatro anos. Grana falou que a ideia é fazer a interlocução uma das marcas da administração. "Queremos fortalecer o diálogo social com lideranças, entidades da sociedade. Ficar aberto ao diálogo para buscar soluções coletivas aos principais problemas."

O petista não vê dificuldade em conseguir governabilidade na Câmara, citando que iniciará nessa semana as conversações com todas as legendas e vereadores eleitos - a coligação fez bancada de seis parlamentares, sendo cinco do PT e um do PRP, e angariou apoio de outros três do PDT no segundo turno. "Começaremos diálogo no sentido de respeito à sua autonomia. Tenho certeza que por meio desse diálogo vamos conseguir ter relacionamento excelente." A coligação petebista, com nove vereadores, porém, promete oposição ferrenha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;