Cultura & Lazer Titulo Cinema
Domingo de animação
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
28/10/2012 | 07:31
Compartilhar notícia
Divulgação


Em 28 de outubro de 1892, o francês Émile Reynaud promoveu no Museu Grevin, em Paris, a primeira exibição de animação da história. Hoje, 120 anos depois, o mundo celebra o marco com o Dia Internacional da Animação, que apresenta sessões simultâneas com diversos desenhos animados em 30 países.

O evento ocorre pela nona vez no Brasil. Nesta edição, cerca de 200 cidades em todo o País farão parte da festa com exibições gratuitas que começarão a partir das 19h30. O Grande ABC não fica de fora da programação, sendo que São Bernardo abre as portas do Teatro Elis Regina (Av. João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479) para receber atrações nacionais e internacionais. Diadema também fez parte da mostra, mas o segundo das eleições para prefeito, marcado para hoje, obrigou a organização do Cine Eldorado a antecipar as sessões para sexta-feira e ontem.

O acervo nacional conta com 12 curtas-metragens. É possível encontrar representantes de São Paulo (como 'Mentiras São Contadas em Julho', do diretor Rogério Vilela), Rio de Janeiro ('Cabeça de Papelão', de Quiá Rodrigues), Rio Grande do Sul ('Cafeka', assinado pela dupla Nicholas Paim e Natália Cristine) e Ceará ('Maria da Glória', com direção de Diego Akel). Entre os projetos da Mostra Internacional estão o russo 'Yellow', de Ivan Russev, o búlgaro 'Rain', da diretora Natalia Atanasova, e o curta português 'Memória de Cão', de João Morais Ribeiro.

No total, a sessão tem por volta de 50 minutos de duração. A mescla de técnicas utilizadas chama a atenção. A animação clássica divide espaço com as massinhas do estilo stop-motion, os desenhos em 3D e roteiros que ganham ilustração com a ajuda do programa de computador Flash.

Diversos pontos de São Paulo também recebem o Dia Internacional da Animação. A programação está no site www.abca.org.br/dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;