D+ Titulo Mexa-se
Campeonato de Bumerangue em São Caetano
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
28/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
shutterstock


Já imaginou por que o bumerangue vai e volta? A Física explica, mas não é tão fácil assim entender. Trata-se de conjunto de forças aerodinâmicas que fazem com que seja levemente desviado para o lado, tendendo a um movimento circular que o fará voltar ao seu ponto de partida.

Isso só é possível por causa de algumas características específicas: o formato do objeto - que tem a parte de baixo lisa e a de cima curva, como as asas do avião, facilitando o ‘voo' e o mantendo no ar - e também a atmosfera que, dependendo do modo e da velocidade com que o brinquedo é lançado, exerce sobre ele a força necessária para realizar a curva, chamada força centrípeta, a mesma que ajuda o carro a virar na estrada.

Paulo Flores, físico da USP, ressalta que, para o lançamento dar certo, é necessário muito treino. "Tem de ser feito em um ângulo correto, na velocidade certa e com o objeto na vertical", afirma o especialista.

 

 

VEJA DE PERTO - Que tal testar a brincadeira? Na terça-feira (30) vai rolar a oficina Esporte em Ação - Introdução do Bumerangue como Esporte entre Estudantes na Estação Jovem (Rua Serafim Constantino), em São Caetano, às 10h e às 14h. Os participantes receberão treinamento e auxílio técnico. A atividade é gratuita e faz parte do evento Música e Esporte em Ação. Haverá ainda no dia 10 de novembro, o Campeonato de Bumerangue no mesmo local, às 12h. O júri terá esportistas internacionais.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;