Política Titulo Estratégia
PT recorre ao passado por comparação com Michels
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/10/2012 | 07:46
Compartilhar notícia


O PT de Diadema adotou estratégia de resgatar gestões de Lauro Michels, tio-avô e homônimo do candidato do PV ao Paço. A intenção da sigla é tentar mostrar ao eleitorado mais jovem os problemas enfrentados pelo antigo prefeito para desmontar o discurso do novo adotado pelo candidato oposicionista contra o atual chefe do Executivo, Mário Reali (PT), que busca a reeleição.

Nos últimos dias, petistas intensificaram a comparação dos governos do petismo com os de Lauro Michels - que administrou a cidade entre 1963 e 1967 e de 1977 a 1982. Até panfletos foram distribuídos na cidade com reportagens da época da gestão do tio-avô do oposicionista.

"É natural que uma cidade em que você governe 30 anos em algum momento se crie esse sentimento de renovação. Temos de fazer debate com eleitor. Não adianta renovação por renovação", avaliou o deputado estadual Edinho Silva, presidente do PT paulista.

Edinho utiliza o exemplo de Santo André para balizar o comentário sobre Diadema. Para o mandatário do petismo no Estado, a população andreense quis encerrar ciclos de governos petistas em 2008 para apostar em Aidan Ravin (PTB) e agora demonstra vontade de retornar com o trabalho de gestores do PT. "Renovar por renovar muitas vezes leva ao retrocesso, a fim de projetos para a população. Olha a situação de Santo André."

Michels encaixou discurso de renovação no vácuo da pauta implementada pelo próprio PT na Capital. Em São Paulo, petistas pedem ao eleitor que aposte no ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT), que simboliza o novo para o partido no duelo contra José Serra (PSDB). O tucano representa a continuidade de governos de tucanos e aliados e conta com apoio do atual prefeito Gilberto Kassab (PSD).

O candidato do PV conseguiu forte penetração no eleitorado jovem, justamente faixa etária que apenas vivenciou prefeitos petistas. Nos últimos 30 anos, Gilson Menezes (hoje no PSB), José Augusto da Silva Ramos (atualmente no PSDB) e José de Filippi Júnior (PT) se revezaram no poder municipal. Todos tiveram origem no PT, apesar de alguns trilharem caminhos opostos. Reali foi eleito em 2008 muito pelo trabalho de apadrinhamento político de Filippi.

 

RECONHECENDO FALHAS

Além de tentar comparar as administrações petistas com as de Lauro Michels, o PT também adotou estratégia de reconhecer problemas enfrentados por Reali em seus quatro anos de mandato. No domingo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) várias vezes insinuou que o atual prefeito cometeu erros na condução do Paço. "Tem muita coisa para consertar. Eu sei disso e vocês (eleitores de Diadema) também."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;