Política Titulo Aval estadual
S.Bernardo é prioridade do PPS no Estado

Populares-socialistas apostam na cidade por considerarem reais chances de vitória em 2012

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/11/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


O presidente estadual do PPS e secretário estadual de Emprego, Trabalho e Renda, Davi Zaia, afirma que São Bernardo é prioridade do partido no Estado. Ele considera que "há boa perspectiva" na corrida pelo Paço em 2012. "É uma grande aposta do partido, onde a gente está no jogo para valer, com chances reais de ganhar."

Zaia atuará na articulação para garantir alguns partidos no arco de alianças da possível candidatura do deputado estadual Alex Manente (PPS) a prefeito. O alvo principal é o PSDB. "Tenho conversado com as instâncias tucanas. Não está longe de acontecer, mas temos tempo para fechar isso. Em fevereiro as conversas devem esquentar", analisa o mandatário, ao ressaltar que não acredita em interferência do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na questão - ele estaria disposto a apoiar a empreitada do PPS, segundo fontes do Palácio dos Bandeirantes.

Um dos empecilhos para efetivar a parceria entre os dois partidos já no primeiro turno - pois na segunda etapa do pleito já há acordo firmado para caminharem juntos - é a relação conturbada entre Alex e o colega de Assembleia Orlando Morando (PSDB). Desde 2006 rivalizam nas urnas. Naquele ano, o tucano buscou a reeleição como deputado e o popular-socialista a primeira oportunidade no Parlamento paulista. Em 2008, disputaram a Prefeitura de São Bernardo e raias opostas e, em 2010, novamente cadeira na Assembleia.

Em lados opostos nas eleições, Morando e Alex anseiam os mesmos objetivos políticos e têm perfis semelhantes. Ainda assim, "é possível os dois estarem juntos em 2012", segundo Davi Zaia. "Não vejo dificuldade nisso. Tem competição, mas tem espaço para os dois. Unir seria o ideal. O horizonte está se ampliando. Caminha para não estarem necessariamente separados. Juntos fica mais fácil disputar a Prefeitura", analisa Zaia.

No Grande ABC o PPS deve lançar candidato a prefeito em Ribeirão Pires, com Edinaldo de Menezes, o Dedé, na cabeça da chapa e em Mauá, com o vereador Atila Jacomussi.

COMANDANTE
Para Zaia, Alex pode ser seu sucessor natural no comando estadual da sigla em dois anos. "É uma liderança estadual, tem assumido cada vez mais responsabilidade, é líder do partido na Assembleia, vice-presidente do PPS no Estado, tem papel de destaque. Nunca falamos disso, mas tem todas condições de tocar o partido."

 

Por estratégia, Sicco assume articulação no município

O presidente do PPS de São Bernardo, André Sicco, assume a condição de representante oficial do partido nas discussões sobre a eleição do ano que vem. Apesar da liderança natural de Alex Manente, nas conversas, é o arquiteto de 35 anos que responderá pela sigla.

Comenta-se nos bastidores que é estratégia. Se Alex declinar da disputa pelo Paço (isso pode ocorrer caso o PSDB não o apoie e, com isso, os tucanos ficariam sozinhos na corrida e sem aliados de peso), já haveria justificativa montada, pois o partido é que teria deliberado sobre o assunto.

Mas o discurso de André Sicco não leva em consideração essa possibilidade. "Ter o PSDB ao nosso lado é fundamental, é prioridade. Assim como outros partidos que estamos em tratativas. Temos conversas com PMDB, PSB e outras siglas. Já formamos boa chapa de pré-candidatos a vereador, completa, em que devemos sair sem coligação, estamos preparados para isso."

O presidente municipal rechaça incoerência da legenda em buscar parceria com o PSDB agora, já que foram adversários no primeiro turno de 2008 e apoiou o PT no segundo turno daquele pleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;