Política Titulo Diadema
Reali amplia atendimento no hospital infantil
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
19/10/2012 | 07:15
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O prefeito de Diadema e candidato à reeleição pelo PT, Mário Reali, estendeu o horário do atendimento pediátrico na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim das Nações. O fechamento do pronto atendimento de pediatria na unidade, conhecido como hospital infantil, se tornou uma das principais pautas da eleição, sendo amplamente explorado pelo oposicionista Lauro Michels (PV).

Reticente em reabrir o hospital infantil - com atividades encerradas em 2010 -, o petista designou equipe de médicos para atuar até às 21h. O novo horário de funcionamento foi determinado na semana passada, logo após o primeiro turno. "Fizemos o atendimento prolongado da pediatria e queremos discutir o atendimento", justificou.

Nos primeiros 90 dias de campanha, o tema foi amplamente explorado por Michels. O verde, por diversas vezes, disse que o petista tinha sido irresponsável porque "não se fecha equipamento de Saúde". No domingo, apoiadores de PT e PV discutiram na feira livre do bairro Taboão, próxima da UBS do Jardim das Nações, sobre o encerramento das atividades do hospital infantil.

Durante caminhada, Reali dizia aos moradores que não pretendia reabrir o complexo por optar a centralização de pediatras no Hospital Municipal do bairro Piraporinha e no Quarteirão da Saúde, no Centro. O chefe do Executivo alegava que os dois centros hospitalares possuíam mais estrutura para acolher pacientes com diagnóstico mais crítico. "No hospital infantil não era possível, por exemplo, realizar cirurgia", comentava o prefeito. A população, no entanto, pedia a retomada do atendimento pediátrico 24 horas.

O petista afirmou não temer que seu adversário utilize eleitoralmente a ampliação do atendimento infantil na UBS do Jardim das Nações. "Será debate político. Ele faz (politicagem) em tudo e adota tática de guerrilha. Foi em cima disso que tivemos segundo turno. Os últimos dez dias foram infestados de boataria. Ele subiu (eleitoralmente) em cima de boataria."

Com a expectativa não confirmada de vitória do PT no primeiro turno, a cúpula governista iniciou os debates estratégicos para os últimos 20 dias de campanha em cima da reabertura do hospital infantil. Há duas semanas, Reali se mostrava irredutível sobre a medida adotada dois anos atrás. Representantes do alto comando do governo tentavam convencer o prefeito de que o encerramento do atendimento pediátrico 24 horas poderia causar danos eleitorais difíceis de serem revertidos em menos de três semanas.

 

Estar atrás será estímulo à militância, diz petista

Candidato à reeleição em Diadema, o prefeito Mário Reali (PT) afirmou que estar 11,3 pontos percentuais atrás do adversário Lauro Michels (PV) vai estimular a militância na reta final da campanha. De acordo com a primeira rodada de pesquisas do Diário no segundo turno, o petista tem 34% das intenções de voto e o verde possui 45,3%.

"Continuo dizendo o que dizia quando estava à frente: pesquisa é retrato do momento. Quando estamos na frente, o estímulo é para olhar no retrovisor para não deixar o outro chegar. Agora é correr para ultrapassar. É estímulo para nossa militância, para trabalharmos", avaliou Reali. "Nossa militância fica com mais sangue nos olhos, de ir para rua, de debater e discutir com o povo."

Para o prefeito, o eleitorado de Michels é de "protesto" e "volátil", já que quem votou no verde não o escolheu pelas propostas. De acordo com Reali, a votação obtida no primeiro turno tende a ser mantida, pois é "consistente pela história do partido."

Reali considerou natural a transferência de sufrágios de Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB) e Edvan Rodrigues de Souza, o Buiú (PMN), terceira e quarto colocados no primeiro turno. O candidato à reeleição garantiu haver tempo suficiente para a virada até o dia 28.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;