Política Titulo Fim de ano
Santo André corre risco
de ficar sem decoração

Prefeitura não assina convênio com a Acisa para enfeites e
alega problemas orçamentários; atraso inviabiliza trabalho

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
11/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As ruas de Santo André correm o risco de ficar sem decoração de Natal neste ano. Isso porque devido a alteração dos valores do convênio firmado com a Acisa (Associação Comercial de Santo André) no ano passado, equivalente a R$ 386.780,78, a Prefeitura não assinou o contrato com a entidade até o momento. O atraso, conforme a Acisa e a empresa responsável pela decoração há oito anos, praticamente inviabiliza a realização do trabalho.

O novo valor do convênio não foi informado pela administração, e atualmente setores técnicos da Prefeitura avaliam a viabilidade orçamentária da execução da decoração nas principais vias de comércio do município.

Conforme o presidente da Acisa, Evenson Dotto, a documentação referente ao convênio foi encaminhada à administração em agosto, exatamente como nos dez anos em que a Acisa foi responsável pela decoração natalina da cidade. "Até agora não nos deram resposta. Há sete dias protocolamos pedido de esclarecimento no gabinete do prefeito, mas não recebemos sequer uma ligação para informar o porquê do atraso."

Conforme a proprietária da empresa que realiza o serviço, Denise Rodrigues Vespoli, é inviável providenciar a revisão e instalação dos 620 enfeites, feitos com material reciclável e reaproveitados ano a ano. "Precisamos de tempo para fazer a revisão de fiação, troca de células fotoelétricas, disjuntores e outros componentes. Não é só pegar o enfeite e pendurar, há todo o trabalho que precisa ser feito antes."

Os enfeites foram escolhidos em reunião entre a Acisa, a empresa responsável e comitê formado por 12 comerciantes dos bairros Jardim, Camilópolis, Parque das Nações, Santa Terezinha, Centro, Vila Assunção, Vila Linda, Vila Luzita, Vila Helena, Jardim Bom Pastor e Jardim Bela Vista.

A Prefeitura foi questionada se pretende fechar o convênio com a Acisa ou se escolherá outra empresa para fazer a decoração natalina, mas limitou-se a assegurar que os principais centros comerciais da cidade serão enfeitados, conforme ocorreu nos últimos três anos da atual administração, mas sem especificar como o trabalho será feito e por quem.

Em São Caetano, iluminação será modesta

Após realizar a campanha Natal Brilha São Caetano, em 2011, com inauguração de fonte luminosa e shows no Parque Linear da Avenida Kennedy, a decoração natalina do município promete ser mais singela no último ano da gestão de José Auricchio Júnior (PTB).

A Prefeitura informou que serão colocados apenas alguns enfeites nas ruas comerciais do município, com verba e mão de obra da própria administração.

Já em São Bernardo, a cidade deve ter, como nos outros anos, a montagem da Árvore de Natal do Paço. No entanto, a organização ainda não foi iniciada por causa do período eleitoral que, no caso da cidade, se encerrou no domingo com a reeleição do prefeito Luiz Marinho (PT).

As decorações natalinas da região começam a ser montadas da metade para o fim de novembro, e permanecem nas ruas até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

É comum a aposta em enfeites produzidos com material reciclável, que podem ser reutilizados nos anos seguintes. Foi assim em Santo André e Diadema no Natal de 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;