Internacional Titulo A favor
Pesquisa: 74% dos
catalães querem referendo

Consulta pública seria 'para que o povo decida se a
Catalunha deve converter-se em novo Estado da Europa'

10/10/2012 | 09:01
Compartilhar notícia


Pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostra que 74% dos catalães são a favor de que o governo convoque um referendo "para que o povo decida se a Catalunha deve converter-se em um novo Estado da Europa", informou o jornal El País. O presidente do Generalitat (o governo local), Artur Mas, quer que a consulta pública seja realizada logo após a eleição legislativa da província, marcada para o dia 25 de novembro.

 

O levantamento, realizado pelo Centro de Estudos de Opinião, entrevistou 800 pessoas e mostra também que Mas sai com vantagem nas eleições. 26,3% dos eleitores catalães afirmam que votarão nele. A maioria, no entanto, afirma que está indecisa (34,6%).

 

Enquanto isso, o ministro da Educação da Espanha, José Ignacio Wert, causou polêmica ao afirmar que o governo central do país tem a intenção de estimular os alunos catalães a "sentirem-se tão orgulhosos de serem espanhóis quanto de serem catalães". Isso será feito através da reforma educacional que prepara o Ministério, que reduzirá a autonomia das comunidades na hora de decidir o que é ensinado nas escolas, afirmou Wert nesta quarta-feira.

 

O ministro disse para o Congresso espanhol que o crescimento dos sentimentos nacionalistas em diversas regiões está relacionado "com a direção que tomou a educação" nas províncias. Em resposta, a conselheira de Educação da Catalunha, Irene Rigau, afirmou que a medida é uma "ofensiva" centralizadora, afirmando que "eles (Madri) querem que os alunos só conheçam a história da Espanha."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;