Automóveis Titulo Impressões ao dirigir
Grandalhão apimentado
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
10/10/2012 | 07:00
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Nario Barbosa/DGABC


Motor ligado por meio de um botão. Freio de estacionamento? Não, não é a tradicional alavanca, mas uma tecla localizada no console central. Quando se entra na estrada, o controle pode ser delegado à máquina, que mantém velocidade constante e até mesmo reduz quando o motorista de outro veículo resolve lhe dar uma fechada. Ponto cego? Não há necessidade de se preocupar, uma luz na parte interna dos retrovisores externos se encarrega de avisar a presença de outro carro. É... esta é a vida a bordo do Touareg R-Line, que parte de R$ 333.699. A versão avaliada pelo Diário ainda contava com o opcional teto solar elétrico. Por ele, a Volks cobra salgados R$ 8.995.

Originalmente, o carro tem proposta familiar, mas quem vai pensar em família tendo em mãos uma verdadeira nave com toda tecnologia instalada e um motorzão V8 FSI 4.2 de saudáveis 360 cv?

Digno de elogios, o Touareg é alvo de comentários por onde quer que passe. E o grandalhão tem pressa de passar. Com torque de 45,4 mkgf a 3.500 rpm, é para lá de esperto em arrancadas e retomadas de velocidade. E, nesta hora, não dá para deixar de falar do excelente trabalho do câmbio automático Tiptronic de oito velocidades, com opção de trocas sequenciais.

E apesar de ser um carro com tração 4x4 (batizada pela marca de 4Motion) e pesar 2.075 quilos, o Touareg é dotado de incontestável leveza. Chega aos 100 km/h em 6,5 segundos - número que atende aos que querem um carro rápido. A velocidade máxima é de 245 km/h.

E não pense que o alto desempenho deixa de lado o conforto a bordo. Com suspensão muito bem acertada, ajustável nos modos Normal, Comfort e Sport, o veículo não peca ao passar por buracos e valetas. Determinação e linearidade são o grande trunfo deste utilitário esportivo.

Rodando, mais um bônus. O consumo de combustível é relativamente contido, chegou aos 7 km/l durante a semana de avaliação - número exibido no computador de bordo. E as reduzidas visitas aos postos de abastecimento também se devem ao grande volume do tanque (100 litros) e ao uso da oitava marcha, que funciona como overdrive - mesmo em alta velocidade, o motor permanece em baixa rotação.

Por R$ 25.510 mil a menos (o preço de um compacto popular) é possível levar o modelo convencional, que apesar da mesma motorização V8, deixa alguns opcionais e os detalhes esportivos de lado. Se você, no entanto, é daqueles que não ligam para dinheiro e ao mesmo tempo é ligadão em marcas, o Porsche Cayenne pode ser boa opção. Cheio de estilo e com desempenho semelhante, o alemão (4.8 V8) sai por R$ 459 mil. O negócio é decidir.




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