Política Titulo Santo André
Arrancada faz Grana
confiar em 1º lugar

Após subir 5,1 pontos, candidato do PT se vê otimista com
possibilidade de ser eleito o mais votado do primeiro turno

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
07/10/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


O crescimento de 5,1 pontos percentuais na pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Diário ontem deixou Carlos Grana, candidato do PT à Prefeitura de Santo André, otimista. Com essa arrancada na reta final de campanha, o petista vê clara chance de terminar a votação de hoje em primeiro lugar, à frente do prefeito Aidan Ravin (PTB), que concorre à reeleição e lidera as sondagens desde o início da corrida eleitoral, em julho.

"Se tudo der certo, mantendo esse crescimento de forma permanente, confio que a gente vai chegar nesse primeiro turno como o primeiro colocado", disse o prefeiturável do PT, que ontem caminhou pelo calçadão da Rua Oliveira Lima, Centro, com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Miriam Belchior (Planejamento), contando com presença maciça de militantes e lideranças do partido na cidade. Os dois representantes do governo federal deram declarações otimistas sobre a evolução petista nas pesquisas.

O levantamento, que é o último antes da definição do pleito, aponta o petebista na liderança com 30,1% das intenções de voto na sondagem estimulada, 0,5 ponto percentual a menos do que o registrado no último estudo de setembro. Com o o crescimento petista, Grana passou de 24,6% para 29,7%. Considerando a margem de erro do estudo, de três pontos percentuais, os candidatos ao Paço do PTB e de PT estão tecnicamente empatados, com ascensão do petista.

De acordo com Grana, a expectativa do partido de chegar a aproximadamente 30% da preferência dos eleitores (média da legenda no município) foi alcançada. No entanto, a meta demorou a ser batida, já que a legenda esperava essa marca no primeiro mês de campanha.

"Foi aquilo que planejamos quando discutimos a importância de ter um candidato sem disputa interna no PT, que resgatasse a união, tendo composição de chapa com vice (Oswana Fameli, PRP) que amplia o leque de apoio ao partido e segmentos sociais", explicou Grana, fazendo referência ao racha da sigla na eleição de 2008, que culminou na derrota do candidato petista Vanderlei Siraque (atual deputado federal) para Aidan.

Grana disse que a tendência de vitória no segundo turno apontada pela pesquisa entusiasma a militância, mas é preciso conter a empolgação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;