Política Titulo Eleições 2012
Grana empata com Aidan

Candidato do PT atinge marca de 29,7%, apenas 0,4 ponto
percentual atrás do prefeito petebista, que mantém liderança

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/10/2012 | 09:42
Compartilhar notícia


O cenário para a disputa da Prefeitura de Santo André está concretizado para a formação de segundo turno. A quarta rodada de pesquisa do Diário aponta empate técnico entre o prefeito Aidan Ravin (PTB), candidato à reeleição, e o deputado estadual Carlos Grana (PT). A diferença de ambos caiu de seis para 0,4 ponto percentual em nove dias.

O petebista aparece na liderança com 30,1% das intenções de voto na sondagem estimulada, 0,5 ponto percentual a menos do que o registrado no último levantamento de 27 de setembro. Por outro lado, o petista cresceu 5,1 pontos, passando de 24,6% para 29,7%.

Considerando a margem de erro do estudo, de três pontos percentuais, tanto Aidan quanto Grana podem figurar na dianteira. A aproximação do deputado consolidou-se após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subir em seu palanque. Na primeira simulação de segundo turno, o oposicionista tem leve vantagem no dia 28 contra o atual prefeito (mais informações ao lado).

O postulante do PDT, Raimundo Salles, se manteve na terceira posição, porém oscilou negativamente de 13,4% para 11,2%. Ex-homem-forte do governo Aidan, Nilson Bonome (PMDB) reduziu de 3% para 2,7%. Na parte de baixo da tabela, Alexandre Flaquer (PRTB) e Marcelo Reina (Psol) inverteram a posição em relação ao estudo de setembro, com 1% e 0,3%, respectivamente.

O percentual de brancos e nulos soma 14,6%. O número de indecisos oscilou para baixo: 10,4% dos entrevistados não souberam responder, o que anteriormente era de 12%. O Diário ouviu 1.070 pessoas no dia 4. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número SP-01780/2012.

ESPONTÂNEA - A distância entre Aidan e Grana também é apertada na sondagem espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados. No cenário, o prefeito soma 25,7%, contra 24,2% do petista e 7,3% de Salles. Na sequência aparecem Bonome (1,7%), Flaquer (0,2%) e Reina (0,1%). Brancos e nulos somam 11,4% e os que não souberam responder atingem 29,3%.

REJEIÇÃO - Dos entrevistados, 31,6% responderam que não votariam em Aidan de jeito nenhum (32,5% em setembro). Grana possui rejeição de 17,5%, ante 18,6% no estudo passado.

Salles (6,7%), Bonome (2%), Flaquer (1,9%) e Reina (1,4%) completam a relação. O bloco que não votaria em nenhum deles soma 15,9%.

Petista ficaria com vantagem no 2º turno

O candidato do PT ao Paço, Carlos Grana, ficaria com pequena vantagem no quadro de segundo turno contra o prefeito Aidan Ravin (PTB). Conforme dados da pesquisa, se a etapa final fosse hoje, o petista alcançaria 51,1% dos votos válidos, contra 48,9% do petebista.

O estudo aponta que Grana também teria superioridade caso o segundo turno fosse travado com Raimundo Salles (PDT). O petista conquistaria 58,8% dos votos válidos ante 41,2% do pedetista.

Mesmo com a oscilação negativa - dentro da margem de erro na espontânea e estimulada -, Salles sustenta o posto de líder na tendência de segunda opção de voto. Dos entrevistados, 21,5% responderam que o postulante do PDT figura no rol de possível escolha nas urnas.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO - A reprovação do governo Aidan Ravin continua em alta, apesar de leve diminuição dos números. Na pesquisa do Diário, o índice consta em 37,2% (23% de péssimo e 14,2% de ruim). O nível era de 39,6% em setembro, 36,5% em agosto e 32,7% em julho.

Por sua vez, o índice de satisfação, por consequência, aumentou em 1%, mantendo baixo o indicador: 28,7% dos entrevistados apoiam a atual administração, sendo 4,7% de ótimo e 24% de bom. O número era de 27,7% em setembro, 27,9% em agosto e 31,3% em julho. Os que avaliaram a gestão petebista como regular atingem 32% (10,5% mais para bom, 10,6% nem para bom nem para ruim e 11,2% para ruim). Somente 1,8% não soube responder.

Aidan tem evitado contato com a imprensa. Ele não divulga agenda de atividades de campanha e sequer comparece a debates para apresentar propostas de governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;