D+ Titulo Política
Minha primeira eleição

Jovens contam como é ajudar a eleger os futuros candidatos
de suas cidades; a partir de 18 anos voto é obrigatório no País

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
07/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O que você vai fazer hoje? a. Ficar o dia na internet; b. Dar um rolé no shopping; c. Ajudar a eleger o meu candidato nas eleições. Se você assinalou a última opção, parabéns: está fazendo parte da história do Brasil e da democracia. Quem tem a partir de 16 anos já pode tirar o título de eleitor. A partir dos 18 anos, o voto é obrigatório no Brasil.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o número de eleitores com idade entre 16 e 18 anos nesta eleição é de 2.913.627, sendo que 1.157.551 tem 16 anos e 1.756.076 tem 17 anos.

Caterina Leonardi, 17 anos, de Santo André, faz parte das estatísticas. "Se é um direito, não tem por que não usá-lo. Sei em quem vou votar e fico feliz de poder contribuir", diz a garota, que sempre acompanhou os pais nos colégios eleitorais. "É bacana saber que agora meu voto vai valer."

Isabela Luna, 17, de São Bernardo, também tirou o título eleitoral. "Tenho esperança e quero ajudar a mudar alguma coisa. Sinto-me importante fazendo minha parte." Segundo Isabela, a maioria dos amigos não ficou animada em votar. "Me chamaram de boba porque acham que minha participação não vai fazer diferença."

No Brasil, o direito de escolher os governantes aconteceu após a criação do Código Eleitoral, em 1932. Mas, por causa da ditadura militar, ficamos sem votar para presidente de 1964 a 1989. Hoje a democracia é mais estável, porém, a renovação de candidatos é baixa. É por isso que, de acordo com Maria do Socorro Braga, cientista política da Universidade Federal de São Carlos, é importante que o jovem se socialize com a política. Para ela, uma das formas de conhecer a área são as discussões em família sobre o tema. "Deve significar tanto quanto outros assuntos cotidianos. São os mais velhos que estimulam o interesse. Quando o jovem resolve participar ativamente é melhor ainda."

É o que Fabiano Rodrigues, 17, de Mauá, pretende fazer um dia. "Penso em seguir carreira política, mas vou organizar primeiro minha vida profissional. Diferentemente de uns e outros, não quero o cargo só para ganhar a vida fácil. A política é um instrumento de cidadania. Se não der certo, vou continuar acompanhando tudo de perto, como cidadão."

“Embora não ache que a maioria dos jovens está pronta para a política, é muito importante participar das eleições e exercer nosso direito.” Caterina Leonardi, 17 anos, de Santo André

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Vou votar pela experiência de participar das eleições e também quero ver o resultado da minha escolha. É um jeitinho de fazer minha parte.” Mayara Monice, 16 anos, de Santo André

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Pesquisei bastante os candidatos com os meus pais. Sempre fui com eles nas eleições, mas este ano é especial. Me sinto importante.” Isabela Luna, 17 anos, de São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;