Política Titulo Mensalão
Advogado de Dirceu ataca
voto de Joaquim Barbosa

Na iminência de ser condenado como mentor do mensalão,
ex-ministro distribuiu memorial em que ataca voto do relator

05/10/2012 | 08:38
Compartilhar notícia


Na iminência de ser condenado como mentor do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu distribuiu aos ministros do Supremo Tribunal Federal um novo memorial de defesa de 11 páginas em que ataca o voto do relator, Joaquim Barbosa. Subscrito pelo advogado José Luís Oliveira Lima, defensor de Dirceu, o documento é um apelo dramático por sua absolvição.

A peça de defesa foi entregue antes da sessão na qual ficou evidente o destino do principal réu do mensalão. Em conversas reservadas, até mesmo amigos de Dirceu avaliam que ele deve ser condenado por corrupção ativa por oito votos. A expectativa é que, além do ministro revisor, Ricardo Lewandowski, apenas Dias Toffoli vote por sua absolvição. Toffoli trabalhou com Dirceu na Casa Civil e foi advogado do PT.

Dirceu deverá recorrer da sentença à corte internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA). Para amigos do ex-ministro que com ele conversaram, na noite desta quinta-feira (4), o STF virou um "tribunal de exceção".

O documento em defesa de Dirceu ataca 14 pontos da manifestação do relator, a quem é atribuído "valor excessivo" e "exagero" no acolhimento de provas testemunhais contra o ex-ministro. "Importantíssimo observar que tanto a Procuradoria-Geral da República como o voto do relator não apontam um único ato concreto do ex-ministro no intuito de beneficiar os bancos Rural e BMG, ou ainda Portugal Telecom ou Grupo Espírito Santo", afirma o advogado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;