Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como as imagens vão parar na TV?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
07/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando vemos TV nem imaginamos a trabalheira que dá para os programas de que tanto gostamos chegarem até ela. Para que isso aconteça, as imagens são capturadas por câmeras e transformadas em sinal elétrico, que guarda informações sobre as características delas, como formato, cores e sequência.

O sinal passa por outra mudança para poder ser transmitido a longas distâncias (é a chamada alta frequência, conhecida pelas siglas VHF e UHF). Só assim pode ser enviado para antenas que o espalham pelo ar para todos os lados.

Os receptores (aparelhos que recebem a informação) na TV possuem antenas que captam uma pequena parte do sinal. Então, ele é mandado para um conjunto de circuitos eletrônicos (pecinhas dentro da televisão) que ampliam, filtram e reconstroem o sinal novamente; é como montassem um quebra-cabeça eletrônico. Outros circuitos determinam qual é o canal das imagens. E um sistema no televisor é responsável por remontar as cores na tela. Desse modo, as imagens aparecem direitinho no aparelho.

Processo semelhante acontece com a TV a cabo. A diferença é que o sinal não é transmitido pelo ar, mas por rede de cabos e fibras ópticas (fios bem finos que conduzem luz).

E sabe como imagens ao vivo chegam a diferentes partes do mundo? Em geral, o sinal elétrico (aquele em que as imagens foram transformadas) vai primeiro para um satélite, que fica no espaço a cerca de 360 quilômetros de distância. Lá em cima, o aparelho amplia o sinal e o envia de volta à Terra. Antenas parabólicas aqui o recebem e mandam direto para alguns televisores. Em outros casos é preciso que aparelhos chamados repetidores de sinais - espalhados por vários países - o retransmitam para antenas terrestres e para as redes de TV a cabo. Daí é que vão para as casas.

 

Criada por vários cientistas

As primeiras experiências que levaram ao desenvolvimento da TV começaram no fim do século 19. Cientistas de diferentes partes do mundo trabalharam na mesma época para criar o invento. Entretanto, o primeiro modelo apresentado para o público foi o fabricado pelo engenheiro britânico John Baird, em 1926.

As televisões do passado eram grandes e tinham suporte próprio, como um móvel independente na casa (não ficavam sobre a estante, por exemplo). Também esquentavam bastante e custavam muito caro. Por isso, poucas pessoas as possuíam. As imagens eram transmitidas em preto e branco e não tinham boa qualidade.

 

TV colorida surgiu nos anos 1950

A TV que permitia a exibição de imagens coloridas começou a ser desenvolvida nos Estados Unidos nos anos 1950. Mas como a tecnologia era muito cara, tornou-se popular apenas no fim da década de 1960. Já o primeiro controle remoto sem fio surgiu em 1955.

Os televisores evoluíram muito com o passar do tempo. Hoje existem até aparelhos que exibem imagens em 3D. E quais serão os próximos avanços? Segundo especialistas, a TV estará completamente conectada à internet, permitindo o contato com diferentes tipos de mídias.

 

Saiba mais:

O jornalista e empresário brasileiro Assis Chateaubriand foi o responsável pela criação do primeiro canal e início das transmissões no País. Comprou os equipamentos nos Estados Unidos, que foram trazidos de navio. Como tudo era novidade no começo, muitos imprevistos aconteciam durante as filmagens dos programas.

 

A primeira transmissão oficial brasileira foi realizada pela TV Tupi (emissora que não existe mais) em 18 de setembro de 1950. Cerca de 100 aparelhos na cidade de São Paulo receberam as imagens em preto e branco. Naquela época, os programas eram exibidos ao vivo, pois não era possível gravá-los como hoje.

 

Consultoria de Almir Meira Alves, engenheiro eletrônico e professor de Redes de Computadores da Fiap.

 

Davi Soares Gotardi, 10 anos, de São Caetano, considera a TV uma das invenções mais legais, mas não sabe como as imagens são transmitidas por ela. "Se não existisse, a gente não saberia tantas novidades e não jogaria videogame."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;