Diarinho Titulo Dia da Criança
Infância ontem e hoje

Não dá para dizer que infância de uma geração é melhor
do que a da outra; em qualquer época, tem de aproveitar

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
07/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Computador, videogame, TV, lição de casa e muitas atividades, além da escola. Tudo faz parte da rotina da infância hoje. Mas já pensou o que pais e avós faziam quando eram crianças?Após o colégio, alguns precisavam ajudar nos afazeres de casa e até trabalhar. Também não tinham TV. Ainda assim divertiam-se; inventavam brincadeiras de rua e até brinquedos.

Para saber mais sobre as transformações da infância de diferentes gerações, o Diarinho conversou com duas famílias.

Nascido no Interior, Antonio Ferrari, 84 anos, adorava brincar de bola de gude, carrinho de rolimã e pipa. "Andava descalço e subia em árvore." Já Diomar Frias da Silva, 70, tem saudade da união da turma da rua. "Brincava com os meninos. Não tinha maldade. As pessoas eram amigas. Hoje não saem de casa."

Marco Antonio Ferrari, 49, gostaria que os filhos tivessem a liberdade de sua época. Frequentador do Parque Regional da Criança, em Santo André, na infância, os leva ao local agora. "Tem de incentivá-los a mexer o corpo."

Daniela Ceribeli, 36, acha que a geração da filha não aproveita tanto essa fase. "Muita coisa se perdeu. A correria dos pais também aumentou. Uma vez ela disse que minha infância foi triste por não ter computador. Expliquei que tinha outras formas de brincar."

Ao ouvir as histórias dos pais (Marco e Alessandra) e avós (Antonio e Leonildes), Luana Bonfim Ferrari, 11, descobriu as mudanças. Para a menina, muita gente de sua idade quer crescer antes da hora. "Algumas amigas gostam de Barbie, mas não admitem porque têm vergonha e acham mico."

Mas Luana e o irmão Lucas, 9, garantem que não viveriam sem tecnologia. "O lado bom é que temos acesso a mais informações. O ruim é que não aproveitamos tanto uma fase legal da vida", diz a garota.

Não podemos dizer que a infância de uma geração é melhor do que a da outra. Mas em qualquer época, é direito aproveitá-la ao máximo.


Saiba mais:

- O modo de brincar e de se comportar durante a infância muda com o passar das gerações. Isso acontece por causa das transformações no estilo de vida das famílias. Hoje, com a correria do dia a dia, o contato com avós está menos frequente. A falta de espaço também faz com que as formas de diversão sejam outras.

- A tecnologia é muito importante, pois permite que a gente tenha acesso a informações mais rapidamente. Só não dá para exagerar no uso. Se isso acontecer, você pode se isolar e se distanciar de amigos e da família.

 

Consultoria da psicopedagoga Sandreilane Cano e do professor de Educação da USP e integrante da Aliança pela Infância Marcos Ferreira Santos.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;