Política Titulo
Salles aposta em GPS no transporte público

Candidato do PDT crê que novo sistema auxiliará para diminuir tempo de espera

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/10/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


Prometendo choque de gestão no transporte público, o candidato à Prefeitura de Santo André pelo PDT, Raimundo Salles, propõe a instalação de GPSs (Sistemas de Posicionamento Global, em português) nos ônibus como uma das propostas para o setor. Pelo projeto pedetista, o mecanismo seria implantado nos veículos, permitindo monitoramento pelo Paço. "A qualidade está ligada ao tempo do percurso e regularidade", sustentou.

O controle dos coletivos viria de maneira eletrônica. Os usuários teriam direito ao acesso às informações do banco de dados por sistema de SMS - mensagem padrão de telefone celular. Com a utilização, é possível ao munícipe ter ciência do itinerário e localização dos ônibus.

Santo André já contou com placas nos pontos com os horários de chegada. Apesar do sistema ser inovador na cidade, já existe em outras do Grande ABC, como São Caetano, Diadema e Mauá.

Salles garante que o novo sistema auxiliará na cobrança do poder público. A prioridade na área, segundo ele, é diminuir o tempo de espera no ponto. "No nosso governo, a atuação será em cima de o tempo médio ficar em 15 minutos. Hoje é em torno de 30 minutos." O pedetista utilizou ontem a maioria das linhas de ônibus para fazer panfletagem.

No setor, o pedetista prevê implantar os corredores exclusivos de ônibus em horários específicos, o Bilhete Único, fazer a integração do transporte e colocar em andamento veículos somente com três portas para facilitar o acesso aos idosos. Além disso, negociar a redução do ISS de 3% para 1%.

O prefeiturável pretende também rediscutir contrapartida da Metra (Sistema Metropolitano de Transportes) para o viário de Santo André. Para Salles, a linha da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) traz efeitos colaterais, sendo subaproveitada pelo município. "Há mecanismos de cobrar o governo do Estado para que se faça obras de benefícios à cidade. Por exemplo, transpor a Avenida Gilda com a Avenida Pereira Barreto."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;