D+ Titulo Altura
Dor do crescimento atinge 20% dos jovens
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
27/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão e Andrea Iseki/DGABC


Já sentiu uma dor que começa no pé e vai para as pernas sem explicação? Pode ser a dor do crescimento, que na maioria das vezes, aparece durante à noite. Segundo Fabio Ravaglia, do Instituto Ortopedia e Saúde, atinge 20% de quem tem de 3 a 16 anos. Com 1,92m, às vezes Gabriel Gusmão, 15 anos, sente câimbras nas pernas quando está deitado. "Deve ser a dor do crescimento. Ela vem forte, mas logo passa."

Os especialistas não sabem a causa do incômodo nem o motivo de algumas pessoas sentirem e outras não. Mesmo chamada de dor de crescimento, não está obrigatoriamente relacionada ao ganho de altura. Como não tem explicação científica, muitos acreditam que pode estar ligada ao emocional.

Em geral, a dor aparece no joelho e calcanhar, e em dias muitos agitados, como após aula de Educação Física. Isso acontece porque aumenta a circulação e a sobrecarga da musculatura. A dor é passageira e desaparece assim que a fase de crescimento for concluída.

Se estiver incomodando muito, peça uma massagem na região para aliviar. Mas se persistir lembre-se que é importante falar para os pais e ir até o médico. Só ele vai poder checar se é algo natural da fase do crescimento ou algo mais sério.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;