Economia Titulo Consumo
Empresas resolvem 9 em
cada 10 pedidos do Procon

A Sabesp, Samsung e B2W são as empresas que mais
solucionaram problemas dos consumidores no Procon

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
29/09/2012 | 07:52
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A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Samsung e B2W, que controla os sites Americanas.com, Submarino, Shoptime, Ingresso.com, Submarino Finance, B2W Viagens e Blockbuster, consecutivamente, são as empresas que mais solucionaram problemas dos consumidores no primeiro contato do Procon-SP, na Capital.

Dentre todos os chamados preliminares feitos pelo órgão de defesa do consumidor, essas companhias resolveram na hora entre 93% e 90% dos problemas com seus produtos e serviços.

Mesmo com alto índice de solução, as empresas estão listadas entre as 30 mais reclamadas no Procon-SP. E na avaliação da diretora de atendimento e orientação do órgão, Selma do Amaral, isso deve ser considerado, uma vez que as companhias tinham a obrigação de não deixar os problemas de relação de consumo entre elas e os seus clientes chegarem até ao órgão.

"A verdade é que nenhuma empresa deveria gerar chamadas. Isso significa que o consumidor tentou soluções com a companhia, na ouvidoria, e ela não resolveu. Mas, de todas, as três são as que menos apresentam dificuldade nas resoluções", diz Selma.

O trio está no grupo das 30 empresas mais reclamadas do Procon. Na Sabesp, o problema mais comum é a cobrança indevida.

Mas esse caso é bem mais comum do que parece. Nos últimos 60 dias, o Procon da Capital registrou 2.307 atendimentos, orientações e reclamações referentes a cobranças indevidas somente com operadoras de telecomunicação. Este foi o maior registro para o problema dentro de apenas um setor.

A segunda posição da lista, mais uma vez as cobranças indevidas, é das instituições financeiras, com 1.604 registros nos últimos dois meses.

Selma cita entre as mais complicadas as negociações entre os bancos e o Procon, que várias vezes o consumidor só consegue decisão sobre o problema na Justiça. "Quando os bancos entendem que a cobrança é devida, eles vão até o fim."

Na Samsung, segunda empresa que mais resolve os casos no primeiro chamado do Procon, apresenta como principal motivo de reclamações dos clientes a venda de aparelhos com defeitos.

Já a Americanas.com, Submarino e Shoptime, da B2W, concentram, no registro do Procon neste ano, o maior número de problemas relacionados a não entrega de produtos.

 

 




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