Cultura & Lazer Titulo Música brasileira
Programa Ensaio em série
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
29/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Sérgio Alberti 30/4/06


Uma das mais preciosas coleções de registros da música brasileira é a série Ensaio, da TV Cultura. Realizado desde os anos 1970, o programa já recebeu diversos dos grandes nomes da nossa música. Uma fatia dessas apresentações foi disponibilizada e chega agora às prateleiras em CD e DVD (Warner Music, R$ 15,90 e R$ 39,90 em média).

Entre os ilustres lançamentos está a apresentação de Altamiro Carrilho em 1992. O repertório do compositor e flautista, morto em agosto, é recheado por dez composições, sendo que quatro delas se desdobram em preciosos pout-pourris.

Como não bastasse a preciosa apresentação, o músico aproveitou para relembrar diversas histórias como a de quando levou o primeiro lugar no programa de rádio do Ary Barroso e contou ainda de quando substituiu Benedito Lacerda no conjunto regional de Garoto.

A aparição de Pepeu Gomes e Moraes Moreira em 1990 no programa também ganha lançamento. Os músicos relembram os tempos junto ao grupo Novos Baianos em canções como Ferro na Boneca e Acabou Chorare, grande momento do show.

Figurões como Peninha, Maysa, Milton Nascimento e Wagner Tiso, João Nogueira, Marcos Valle e Zélia Duncan também listam entre as novidades. Grata surpresa é a gravação da participação de Nelson Cavaquinho em 1973. Ao lado de Guilherme Brito ele desfila músicas como Folhas Secas e A Flor e o Espinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;