Automóveis Titulo Primeiras impressões
Andamos no novo Mercedes Classe A, que chega em 2013

Modelo deixou estilo MPV para se tornar hatch

Marcelo Monegato
Enviado a Hannover, Alemanha
26/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Completamente reformulado, o novo Mercedes-Benz Classe A promete ser um sucesso mundial de vendas. Com linhas modernas, arrojadas e de extremo bom gosto, o novo veículo de entrada da fabricante de origem alemã abandonou a postura de monovolume para assumir visual hatch. A proposta é competir de igual para igual com os rivais das outras duas marcas germânicas: BMW Série 1 e Audi A3.

A convite da Mercedes, o Diário teve a oportunidade de um primeiro contato com Classe A revigorado na pista de testes da fábrica de câmbios e motores em Stuttgart, na Alemanha. E se a primeira impressão é mesmo a que fica, a concorrência deve acender a luz de alerta.

A começar pelo design. A cara de bom-moço do modelo que chegou a ser fabricado no Brasil, em Juiz de Fora (MG), entre os anos de 1998 e 2005, agora traz olhar invocado e forte apelo esportivo. Destaque para a ampla grade frontal e faróis marcantes. A lateral, com linha de cintura alta e área envidraçada reduzida, traz dois vincos marcantes. A traseira tem lanternas grandes e expressivas e para-choque com estrator.

Internamente, muito requinte e mais esportividade. No entanto, o Classe A não abandona as principais características dos demais modelos da marca. Ponto positivo para o sistema de entretenimento - com tela no centro do painel - e painel de instrumentos com excelente leitura das informações. Os materiais utilizados são excelentes e dispensam maiores detalhes.

Em termos de desempenho, podemos dizer apenas que não falta fôlego. Infelizmente, a única opção disponível era um 200 CDI (diesel) de motor 1.8 (quatro cilindros em linha e, claro, turbo) de 136 cv entre 3.600 rpm e 4.400 giros, e torque de 30,5 mkgf entre 1.600 e 3.000 rotações. No Brasil, três opções poderão ser comercializadas: A180 (motor 1.6 de 122 cv), A200(bloco 1.8 de 156) e A250 (motor de 2.0 de 211 cv). As transmissões podem ser automatizadas de dupla embreagem ou automáticas.

De acordo com a Mercedes-Benz, uma versão AMG (divisão esportiva da marca) já está no forno e não deve demorar a chegar - na Europa ainda em 2013. Já no Brasil, as coisas podem demorar um pouco.

Em termos de medidas, a Mercedes seguiu a receita adotada pela concorrência. O Classe A tem 4,29 metros de comprimento, 1,78 metro de largura, 1,43 metro de altura e 2,70 metros de distância entre os eixos.

 

PRODUTO-CHAVE

Em entrevista exclusiva ao Diário, Dimitris Psillakis, responsável pela área de automóveis e vans da Mercedes no Brasil, declarou que a chegada do Classe A colocará a marca em pé de igualdade com Audi e BMW no País, alavancando, consideravelmente, as vendas da marca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;