Internacional Titulo Violência
Três manifestantes são mortos no Iêmen
24/11/2011 | 08:20
Compartilhar notícia


Partidários do presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, mataram a tiros três pessoas nesta quinta-feira em Sanaa, disseram médicos. As vítimas estavam protestando contra um acordo para a transferência do poder que concede imunidade judicial a Saleh.

"Três pessoas foram mortas por balas de verdade, com várias outras feridas", afirmou um médico em um hospital de campo montado pelos manifestantes em uma praça da capital, onde eles estão acampados desde fevereiro.

Na quarta-feira, Saleh assinou um acordo para deixar o poder, após 33 anos. Porém o acordo prevê imunidade judicial para Saleh e não o deixa claramente banido da vida política, gerando o temor que o documento ainda possa causar distúrbios no Iêmen.

Saleh se aferrava ao poder, mesmo com quase 10 meses de protestos nas ruas contra seu regime. Centenas de pessoas foram mortas pelas forças de segurança. Saleh chegou a ser gravemente ferido em um ataque à mesquita do palácio presidencial e foi para a Arábia Saudita receber tratamento. Ele assinou o acordo para deixar o poder em Riad, após muitos de seus aliados o abandonarem e passarem à oposição.

A transferência do poder será seguida por eleições presidenciais dentro de 90 dias. Um governo de união nacional deve monitorar um período de dois anos de transição. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;