Política Titulo
Reali acusa Michels de plagiar propostas

Prefeito de Diadema diz que verde mudou alguns pontos, mas copiou plano de governo petista

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/09/2012 | 07:21
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema e candidato à reeleição pelo PT, Mário Reali (PT), acusou o prefeiturável oposicionista Lauro Michels (PV) de plagiar propostas de seu plano de governo. "É cópia. É só pegar e comparar. Tem só alguns pontos diferenciados. O resto é igual."

Desde que Michels passou a distribuir o material ou divulgá-lo na internet, militantes petistas dizem que o candidato ao Paço pelo PV clonou sugestões que norteiam a empreitada de reeleição de Reali. Montagens em redes sociais afirmam que o plano de governo petista é "o original", enquanto o verde dissemina uma "cópia" do material do PT.

O Diário fez a comparação dos planos de governo. A plataforma política de Reali foi lançada em 14 de agosto, possui 37 páginas e está distribuída em 13 eixos. Já as sugestões de Michels não foram apresentadas oficialmente. Os pilares de uma eventual administração do PV começaram a ser divulgados pela internet no dia 13 de setembro e poucos materiais foram impressos. São 23 páginas e nove eixos.

Ao todo, 18 propostas são iguais. Para a Saúde, ambos prometem construir prédio para UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Paulina. Michels aposta em valorização do funcionalismo público e implementação de medicinas alternativas e Reali garante a manutenção e consolidação de projetos existentes, além de parcerias com o governo federal para obras.

À Educação, os prefeituráveis repetem dois pontos: ampliação do Mais Educação (projeto do governo federal que transfere renda ao município para ensino em tempo integral) e aumentar atendimento em creche para crianças de 4 a 5 anos (principal demanda da cidade, já que a fila de espera está em 5.000 pessoas).

Adotar a Cultura de Paz e ampliar número de câmeras de videomonitoramento também estão nos dois planos de governo para Segurança. Para Mobilidade Urbana, os dois propõem sistema de ciclovia, implementar plano específico para o setor e lutar pela integração nos terminais Diadema e Piraporinha. Reali fala em lutar pelo benefício. Michels diz garantir a integração.

As outras propostas idênticas são: fortalecer base industrial; consolidar pólo de cosméticos; instalar o Sistema Integrado de Licenciamento (para desburocratizar concessão de alvarás a microempreendedores); impulsionar microeconomia e empreendedores individuais; investir na economia criativa; melhorar a Recad (Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Diadema) ; ampliar os Cras (Centros de Referência da Assistência Social); revitalizar o Jardim Botânico (bairro Inamar) e oferecer cursos de jardinagem e reciclagem; promover regularização fundiária nos núcleos habitacionais; e reformar Clube Mané Garrincha (bairro Piraporinha)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;