Turismo Titulo Viena
Terra de sonhos
Eliane de Souza
Especial para o Diário
24/11/2011 | 07:52
Compartilhar notícia


A Áustria é um destes destinos que comemoram o Natal tal como vislumbramos desde a infância, com pinheiros decorados, neve e a expectativa da chegada do Papai-Noel descendo pela chaminé. É nesta época do ano que a capital Viena torna-se terra de contos de fadas com abertura do tradicional mercado de Natal. Cerca de 150 estandes de vendas oferecem presentes, árvores de Natal, doces e bebidas, além de apresentar aos turistas a rica cultura vienense. A praça principal é dominada pela coroa do Advento gigante medindo 12 metros de diâmetro e as árvores das imediações do Parque City Hall são festivamente decoradas formando um mar de luzes.

Em Maria-Theresien-Platz, situado entre o Museu de Belas Artes e o Museu de História Natural, está a aldeia de Natal com mais de 60 estandes oferecendo artesanato tradicional. A aldeia é também um ponto de encontro popular durante a preparação para as festas, especialmente para o público jovem.

O velho Mercado de Natal em Freyung, no centro da cidade, está comprometido com a tradição. O primeiro mercado foi realizado em 1772 e hoje é um lugar para compra de artesanatos, enfeites de vidro, presépios tradicionais e cerâmicas. A partir das 16h30 a praça é tomada por execução de canções natalinas.

O mercado de Natal de Ehrenhof, realizado em frente do Palácio de Schönbrunn, encanta pelo cenário imperial e é convertido em mercado de Ano Novo depois do dia 25 de dezembro. Além de comercializar artesanatos, bijuterias e decorações natalinas, o espaço conta com programação infantil extensa. O mercado do Advento, na frente do Palácio Belvedere, também atrai turistas fascinados com o ambiente imperial.

Viena oferece ainda mercado de Natal alternativo em Karlsplatz, mais voltado à contemplação da riqueza de artesanatos. Há também muito a descobrir nas pistas idílicas do mercado de Natal em Spittelberg, que conta com projeções diárias de fotos e exibição de curtas do cinema mudo aos domingos. Os mercados estão aberto até 8 de janeiro.

 

Praga

Para os tchecos as celebrações do Natal começam já em novembro. Neste ano, a árvore de Natal da Praça da Cidade Velha, em Praga, será solenemente iluminada no sábado, às 17h. Nela acontece o famoso mercado de Natal onde se vende artesanato, os famosos pães de gengibre, cerâmicas, brinquedos, bijuterias, cristais. Entre as guloseimas vendidas nesses mercados ao ar livre, destaque para os trdelník (massa doce coberta por açúcar e nozes) ou as variadas formas de salsichas, as castanhas e nozes, tudo isso acompanhado de vinho quente. Diariamente, das 9h às 19h. Entre 27 de novembro e 1º de janeiro também tem mercado de Natal na Praça Venceslau (Václavské námestí), no coração da capital tcheca.

Brno, a segunda maior cidade tcheca, também tem seu mercado de Natal, cheio de aromas e delícias. De amanhã, quando a árvore de Natal será acesa, até 23 de dezembro nas praças Námestí Svobody y Zelný trh e na Rua Radnická.

Também vale a pena visitar o mercado de Natal de Ceský Krumlov, na Bohemia do Sul, de 27 de novembro a 6 de janeiro, na Praça Námestí Svornosti. Em Ceský Krumlov, além do mercado, haverá concertos de Natal e programação cultural, e também mostra onde é ensinada a decoração de pães de mel natalianos. Um mês antes do Natal a cidade realiza outros eventos, como a distribuição de presentes no dia de São Nicolau, o correio ao Menino Jesus, pedindo presentes e canções e danças, além de presépio vivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;