Política Titulo Nova secretaria
Salles: atenção ao meio ambiente

Prefeiturável de Santo André pretende criar secretaria
específica e inserir conscientização da área nas escolas

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/09/2012 | 07:58
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Reiterando ações conjuntas com a Fundação Santo André, o candidato à Prefeitura pelo PDT, Raimundo Salles, prometeu ontem criar a Secretaria de Meio Ambiente e priorizar atividades de conscientização da área na rede de ensino municipal. Com a parceria, o pedetista pretende abrir dois campi avançados de estudos ambientais, além de incluir a demanda na grade curricular. "Queremos mudar o modelo para que essas questões passem a compor os valores da sociedade."

Salles justificou o interesse pelo extenso território em área de proteção ambiental, de 107 quilômetros quadrados. A implantação de pontos de estudos do meio ambiente, segundo o pedetista, reforçaria a responsabilidade pela preservação das reservas de mata nativa. "As modificações não se tratam apenas de inserir disciplinas, mas passa também por promover ações dessa natureza."

Um campus seria no Parque Guaraciaba, hoje desativado, na região da Vila Guarani, no qual Salles visa readequá-lo para reabrir o espaço, que está há sete anos fechado para visitação. O parque mantém as portas trancadas por determinação do Ministério Publico em razão das mortes no Tancão. Outra unidade é planejada para Paranapiacaba. O projeto prevê salas especiais com material de estudo para fauna e flora, além de minilaboratórios para alunos da rede municipal.

A Fundação Santo André faria parte do sistema educacional, conforme o plano de Salles, ao participar diretamente dos processos de estruturação e capacitação de adequações relacionadas à sustentabilidade. "A instituição, na excelência de inúmeros cursos de graduação e pós-graduação, poderá integrar, junto ao governo municipal, de forma ativa, em ações convergentes ao desenvolvimento sustentável."

 

SECRETARIA

Salles sustentou que a ausência de uma Pasta específica demonstra o ‘esquecimento' de políticas públicas para o setor por parte do governo atual e passados. O prefeito, Aidan Ravin (PTB), relatou em algumas oportunidades o interesse em implantar a secretaria, entretanto, o desejo não saiu do papel.

O prefeiturável garantiu que, com a criação, irá transferir parte das atribuições do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para a Pasta. "A autarquia se tornaria novamente referência em saneamento, água e esgoto, resgatando o ideal pelo qual foi criada em 1969."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;