Setecidades Titulo Desafio
Jovens mostram intimidade com tema

Assunto da 6ª edição é o que mais atrai atenção de estudantes em S.Bernardo

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
20/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Alunos de São Bernardo que participam da 6ª edição do Desafio de Redação do Diário se mostraram criativos no terceiro dia de provas do concurso. Professores ficaram surpresos com a adesão dos estudantes ao tema proposto neste ano: Álcool, você não precisa disso para se dar bem.

O objetivo do projeto é estimular a escrita e premiar a melhor produção com bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), co-realizadora da iniciativa. As provas serão aplicadas em quase 300 escolas públicas e particulares das sete cidades da região até o fim de outubro.

A professora de Língua Portuguesa da EE Professora Faustina Pinheiro da Silva, no bairro Demarchi, relata que o aproveitamento do tema entre os jovens foi ainda maior do que nas outras edições. Nos últimos anos os temas propostos foram profissões do futuro e consumo de crack. "Hoje (ontem) todos me surpreenderam. É a primeira vez que o tema atrai tanto os estudantes. Até demoraram a entregar, fizeram desenhos e músicas. É importante falar sobre isso porque, infelizmente, o tema faz parte da realidade da maioria deles, independentemente da idade", afirmou Ângela Maria de Castro.

A estudante Mariana Laureano Borges, 13 anos, aposta que muitos menores de idade consomem bebidas alcoólicas para esconder problemas pessoais ou se autoafirmar. "Na verdade, o problema é a própria bebida. É como fugir da realidade."

Já Milene Silva, 15 anos, aluna da EE Domingos Peixoto da Silva, no bairro Alvarenga, produziu narrativa com informações que coletou antes da aplicação da prova. A estudante admite que testemunha regularmente menores de idade consumindo álcool em festas. "O problema é que todos têm um amigo maior de idade para comprar e repassar a bebida. A fiscalização precisa ser mais dura."

O concurso literário conta com a parceria do governo estadual e apoio da Ecovias. Hoje as provas continuam em escolas de São Bernardo. Estudantes de 11 a 18 anos também irão concorrer a prêmios secundários, como computadores e bicicletas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;