Automóveis Titulo Pesados
Mercedes aposta nos emergentes
Marcelo Monegato
Enviado a Hannover, Alemanha
19/09/2012 | 07:00
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Divulgação


"A menos que voltemos à época dos cavalos, nós não teremos menos caminhões nas estradas. Nós precisamos, porém, ter caminhões melhores: inteligentes, limpos e seguros. O mesmo caminho para vans e ônibus." As palavras são de Andreas Renschler, responsável por caminhões e ônibus do Daimler, proferidas durante discurso à imprensa especializada para apresentação das novidades da marca para o Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA, na sigla em alemão) de Hannover, na Alemanha.

Buscando transmitir imagem de fabricante mundial, a Daimler - representada no Brasil pela marca Mercedes-Benz - revelou produtos estratégicos para os mercados emergentes, como Rússia, que deve apresentar crescimento de dois dígitos neste ano (tornando-se duas vezes maior que o da Alemanha, com 145 mil unidades); Índia, apontada como futuramente o segundo principal mercado de caminhões do mundo, ao lado dos Estados Unidos; e, claro, a China, nação que mais consome veículos comerciais. "Tão global o quanto possível, tão local o quanto necessário", afirmou o executivo.

O Brasil, com grande dependência do transporte rodoviário, também foi mencionado como mercado-chave para a marca, que sofre com nova turbulência econômica europeia. De acordo com Renschler, estrategicamente o País ainda é forte, apesar de neste ano ter sofrido acentuada queda na venda de caminhões, especialmente em virtude da introdução dos motores Euro 5 - que, obrigatoriamente, devem poluir menos a partir do uso de diesel S50.

"A economia (brasileira) não está estável como antes. Acreditamos que este período (forte queda nas vendas, especialmente no primeiro semestre) será curto e que em breve haverá uma recuperação", disse, mostrando otimismo, logo após o Actros produzido em Juiz de Fora (MG) ser apresentado aos jornalistas de todo o mundo. A Mercedes-Benz possui fábrica para caminhões em São Bernardo desde 1956. São 27 unidades de produção em todo o mundo.

Segundo o executivo da Daimler, a "demanda por caminhões médios e pesados deve crescer aproximadamente 40%, atingindo cerca de 4 milhões de unidades até 2020. Todos nós sabemos que a maior parte deste incremento vira dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China)." Na Rússia, a Daimler tem parceria estratégica com a Kamaz. Na Índia, o grupo é representado oficialmente desde o início do ano pela recém-criada BharatBenz. Na China, Daimler e Foton firmaram uma joint venture BFDA.

 

Antos é apresentado oficialmente Antos é apresentado oficialmente

 

Durante pré-estreia do Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA, na sigla em alemão) de Hannover, na Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou à imprensa especializada o Antos, novo caminhão pesado da marca, que estará disponível para o mercado europeu e que não deve, pelo menos neste momento, ser comercializado no Brasil.

Com PBT (Peso Bruto Total) de 18 e de 26 toneladas, o bruto é idealizado para entregas em perímetros urbanos - produtos alimentícios, combustíveis, materiais de construção -, o que o torna pouco interessante, por exemplo, para a cidade de São Paulo em virtude das inúmeras restrições impostas pelo governo.

O Antos terá três opções de motores a diesel de seis cilindros em linha - 7.7, 10.7 e 12.6 -, todos respeitando as novas normas do Euro 6. As potência variam de 238 a 510 cv, dependendo da utilização. Para todas as versões, a transmissão será automatizada de oito ou 12 marchas, com função ‘crawler', que permite que o motorista controle a velocidade do caminhão em pequenas manobras, por exemplo, apenas pelo pedal do freio.

Em termos de equipamentos de segurança, a Mercedes investiu pesado e colocou no Antos tudo o que o Actros tem: freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), freio-motor e sistema de controle de estabilidade. A terceira geração do ABA (Active Brake Assist), que possibilita que o caminhão pare completamente em situação de emergência, será opcional.

Os preços dos Antos ainda não foram revelados.

 

Marca investe em segurança

 

A Mercedes-Benz apresentou a terceira geração do ABA (Active Brake Assist), tecnologia de segurança passiva que atua no sistema de freio do caminhão. Por meio de sensor e câmera instalados na dianteira do bruto, o ‘ABA 3' identifica o obstáculo (um automóvel, por exemplo) completamente parado e aciona o freio, fazendo com que o pesado pare completamente, evitando a colisão.

O Diário acompanhou demonstração em pista de testes em Hannover, Alemanha, onde acontece o Salão Internacional de Veículos Pesados (IAA, na sigla em alemão). O Actros, que terá esta tecnologia - o novo Antos terá disponível apenas como opcional -, fez a aproximação a 60 km/h de um Mercedes Classe C parado. O sistema identificou o obstáculo e iniciou a frenagem de emergência, parando a menos 20 metros do veículo. Buzina, luzes de indicação e faróis são ligados automaticamente. A frenagem acontece de maneira abrupta, porém extremamente segura.

O caminhão, em nenhum momento, mostrou sinais de estar fora de controle. Atualmente, o Actros produzido no Brasil conta com a segunda geração do ABA. No entanto, a evolução do equipamento deve chegar aqui em breve - possivelmente 2013.




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