Automóveis Titulo Comparativo
Discussão turbinada
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
12/09/2012 | 07:00
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André Henriques/DGABC


Downsize. Esta é uma palavra que tem se tornado comum entre os aficionados por automóveis. Representa uma tendência da engenharia, que busca, a partir da introdução de um turbo, gerar mais potência e menores índices de consumo de combustível e de emissões em motores de menor cilindrada. Audi A1 Sport e Citroën DS3, recém-chegados ao Brasil, são dois representantes desta nova onda. E aqui no Diário, rivais neste comparativo.

O alemãozinho, que parte de R$ 109,9 mil, é equipado com motor 1.4 TFSI de 185 cv de potência e 25,4 mkgf de torque disponíveis entre 2.000 e 4.500 rpm. Já o francês, R$ 30 mil (ou um Fiat Siena) mais em conta, traz bloco 1.6 16V THP (Turbo High Pressure) de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 mkgf a 1.400 rpm.

No asfalto, o Audi é mais interessante e divertido. Primeiro em virtude o Roots, equipamento que elimina a falta de fôlego da turbina durante o período de acionamento, deixando o A1 mais esperto nas acelerações e retomadas que o DS3, mesmo o torque sendo entregue um pouco mais tarde.

Os dois modelos adotam ajuste firme da suspensão - ideal para a proposta dos veículos. No entanto, o Audi, até mesmo por ser exatos 100 kg mais pesado, fica mais no chão nas curvas.

A transmissão automatizada S Tronic de sete velocidade e dupla embreagem é outra vantagem que o A1 leva sobre o Citroën. Esta caixa entrega trocas muito rápidas e podem ser feitas por meio das aletas atrás do volante. É preciso destacar, no entanto, que a caixa manual de seis velocidades do Citroën é muito divertida para quem busca tocada mais arrojada.

Em termos de itens de série, A1 e DS3 são bem completos - confira nas tabelas abaixo. Destaque para os itens de segurança, como air bags, freios com ABS (antitravamento) e controles de estabilidade e tração. Nos dois bólidos, o revestimento dos bancos é em tecido. O francês, porém, pode utilizar couro por R$ 2.900 a mais. Entre os opcionais do A1, destaque para o teto solar (R$ 5.175) e para o sistema de navegação com tela de 6,5 polegadas e som Bose (Pacote Comfort Plus).

O acabamento interno do A1 é superior, utilizando materiais mais refinados - apesar de ser o menorzinho da família, segue à risca o requinte exigido pela Audi.

No quesito espaço, os dois empatam. As diferenças ficam nos centímetros - poucos centímetros. O DS3, por exemplo, tem somente 1 cm a mais de comprimento e distância entre os eixos, e é 6 cm mais alto. O A1, por sua vez, é 3 cm mais largo. O volume dos porta-malas é praticamente o mesmo também, entretanto o Citroën leva pequena vantagem de dez litros.

Beleza é relativa e gosto não se discute. O Audi tem design mais sóbrio - típico carro alemão. Já o DS3, por tradição da Citroën, traz visual mais ousado.

 

VEREDICTO

Difícil escolher o vencedor. O A1 Sport mostrou-se superior ao DS3 em muitos aspectos, como desempenho e acabamento. Em termos de itens de série, os dois são recheados. O Citroën, no entanto, é R$ 30 mil mais em conta, valor muito significativo. Por isso, escolha aquele que melhor se ajuste ao seu bolso




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