Economia Titulo Comportamento
Juro menor faz
59% mudar de banco

Apesar da busca pela economia, poucos conhecem a
portabilidade, diz pesquisa realizada pelo Data Popular

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
11/09/2012 | 07:11
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Quase 60% dos brasileiros mudariam de banco se outra instituição financeira oferecesse juros menores. Pesquisa realizada pelo instituto Data Popular com 5.182 correntistas em todo o País aponta que 59% trocariam de instituição; 29% não mudariam sua agência; e 12% não saberiam o que fazer.

O percentual de entrevistados que cogitam a possibilidade de migrar suas contas e seus empréstimos para outros bancos mostra, de acordo com o sócio-diretor do Data Popular, Wagner Sarnelli, que fidelidade com a instituição é quase zero, já que o mais importante é gastar menos com os juros e, o que sobrar, ir direto para o consumo.

Por outro lado, porém, o montante denota também que o conhecimento sobre a portabilidade é baixo. "Nos últimos meses, com a onda de diminuição dos juros bancários, duas instituições, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, se apresentaram ao público em momento muito oportuno, por meio de publicidade e mostrando, de maneira tangibilizada, que as taxas seriam reduzidas de tanto para tanto. E quem foi impactado foi atraído, na verdade, pela divulgação dos juros menores, e não pela portabilidade."

Tanto que 35% dos brasileiros não sabem qual instituição possui a menor taxa de juros. Quase 40% acreditam que seja a Caixa, 13,8%, o Banco do Brasil e 4,7% o Bradesco.

O percentual é semelhante quando questionado quem oferece taxas mais competitivas, se os bancos públicos ou privados. Os correntistas de ambos acreditam que as instituições públicas possuem juros menores, mas 30% não têm a menor ideia sobre o assunto.

ATENDIMENTO - Quando vão às agências bancárias, 71% dos correntistas acham que são mal atendidos. "O consumidor precisa ter o sentimento de que alguém está cuidando dele", diz Sarnelli. Por isso, muitas vezes, os clientes acabam optando pela instituição que, apesar de cobrar juros maiores para realizar empréstimos, oferece melhor atendimento. A forma como o cliente é recebido nas agências, inclusive, pode ser diferencial nas estratégias de marketing. "A prestação de serviço também é essencial para o correntista. Assim como site do banco e o funcionamento do caixa eletrônico."

SATISFAÇÃO - Quase 60% dos correntistas de bancos privados costumam se sentir enganados pela instituição financeira em relação às taxas de juros e tarifas bancárias cobrados. E 57% dos clientes de entidades públicas têm a mesma sensação. Ou seja, independentemente de ter conta em banco público ou privado, mais da metade dos brasileiros se sentem prejudicados pela sua instituição.

Mesmo com o uso do caixa eletrônico tendo sido amplamente estimulado nos últimos anos a fim de diminuir filas (em alguns bancos, inclusive, o cliente é praticamente intimado a se utilizar da máquina, em vez de ir à boca do caixa), apenas 12% dos entrevistados acham fácil utilizá-lo. A maioria ainda tem dificuldade na hora de realizar saques e outras operações por meio do auto-atendimento.

 

 




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