Automóveis Titulo Serviço
Tecnologia influencia design de faróis
Alexandre Calisto
Especial para o Diário
23/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Das formas quadradas e retangulares aos formatos futuristas, os faróis evoluíram ao longo dos anos e ganharam mais detalhes. Com isso, a peça passou a marcar o veículo, dando-lhe personalidade, transmitindo diferentes sensações de acordo com a intenção de cada modelo, como robustez, agressividade, jovialidade ou dinamismo.

Para os especialistas, não restam dúvidas sobre sua importância funcional e estética."Eles são os olhos do carro e, por isso, têm a mesma importância dos olhos em uma face, seja humana ou animal." A comparação é feita por Luiz Veiga, gerente de design da Volkswagen do Brasil. Para Fábio Sandrin, designer da Ford, "os faróis são trabalhados como verdadeiras joias. Há alto nível de detalhamento interno, o que resulta em toque de requinte e qualidade."

O componente é tão importante que algumas montadoras possuem departamento específico para desenvolver projetos de faróis e lanternas. Segundo Sandrin, nas últimas décadas as empresas buscaram linhas expressivas, que trouxessem emoção ao consumidor, por isso as inspirações variam desde a arquitetura e até animais.

As novas formas geométricas dessas peças só são possíveis devido ao avanço da tecnologia. Carlos Takata, gerente de desenvolvimento da Valeo, fabricante de faróis, explica que os materiais como plástico e acrílico foram aprimorados e hoje "é possível fabricá-los em diversas formas". Veiga concorda e acrescenta que a evolução das fontes luminosas, como xenon, light string e LED (diodo emissor de luz), possibilitou inovar nos projetos junto com as fabricantes.

Takata acredita que os LEDs, ainda usados discretamente pelas montadoras nas lanternas, passarão também a ser mais utilizados nos faróis.

 

Com sujeira e riscos, visibilidade diminui

 

Sujar os faróis e não limpá-los pode ser perigoso. De acordo com a análise da KM555 Car Care Systems, empresa especializada em proteção e cuidados ao veículos, o condutor pode perder até 50% da visibilidade se os faróis estiveram sujos, riscados ou até amarelados.

Ao limpar a peça, tome cuidado. Os proprietários devem utilizar água e sabão neutro. Isso é o suficiente para realizar a limpeza dos faróis e lanternas traseiras.

Mas para Marcus Silva, sócio-proprietário da empresa KM555 Car Care Systems, a limpeza dos componentes luminosos deve ser feita por profissionais.

Ele ainda alerta para os produtos que estão à venda no mercado. "Não faltam substâncias que estragam a peça. Jamais use composto químico que possa prejudico o plástico, como álcool ou querosene", explica.

Ele ainda recomenda que, ao limpar, seja usado sempre pano de algodão.

Quem optar por levar o veículo ao lava-rápido também deve ficar alerta. "É comum nesses lugares as pessoas utilizarem apenas um produto e fazer a limpeza geral, sem qualquer cuidado com os faróis", explica Silva.

Carlos Takata, gerente de desenvolvimento da Valeo, fabricante de faróis, lembra que a sujeira em excesso pode afetar a regulagem e causar ofuscamento. Todo esse cuidado deve ser tomado para manter a película que protege todo o farol contra os riscos e rachaduras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;