D+ Titulo Extra
Bichos ajudam a medicina
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A ciência comprova: um simples carinho no pelo do animal libera endorfina, que causa sensação de bem-estar. Muitos deles, como cães e cavalos, ajudam na recuperação de pacientes com problemas neurológicos, motores e alegram a vida em hospitais e asilos.

Um dos métodos reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997 é a equoterapia. Os cavalos trabalham junto à parte física e emocional de pessoas com algum tipo de deficiência. "Melhora a autoestima. O paciente se sente poderoso por estar em um animal mais forte, maior, além de começar a ver a vida de cima", explica Danielle Mialich Rodrigues, fonoaudióloga e coordenadora do centro de reabilitação Voo de Liberdade, do Riacho Grande, em São Bernardo.

Marcelo Pereira, 23 anos, de Santo André, é cadeirante e está na terapia há dois anos. Ele monta a égua Belinha. "Sinto como se estivesse andando. É muita liberdade", relata Marcelo, que é apaixonado por animais. Ele tem sete peixes, um casal de periquito, um casal de jabuti, uma tartaruga d´água, uma cadela e um hamster. "Gosto de ter a responsabilidade de cuidar deles. Quero fazer faculdade de veterinária."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;