Política Titulo Passado
Salles resgata projetos do PT com nova Pasta

Prefeiturável do PDT promete a criação da Secretaria da Igualdade Racial

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/09/2012 | 07:33
Compartilhar notícia


Diante do ‘esquecimento' de alguns projetos de gestões anteriores, o candidato à Prefeitura de Santo André pelo PDT, Raimundo Salles, sustentou ontem interesse em resgatar propostas idealizadas nos governos petistas.

Apresentando a criação da Secretaria da Igualdade Racial no programa de governo, o pedetista admitiu a retomada de "planos bem-sucedidos", em especial relacionados com Educação e Integração Social. "Encurtaremos a distância social em relação à geração de oportunidades."

Salles afirmou que a Pasta será implementada em razão de a comunidade negra ainda sofrer discriminação. Essa ação, segundo o prefeiturável, abrirá chance de discussão contínua de políticas públicas. "Uma de nossas prioridades na secretaria é o apoio (financeiro) a entidades, como o Educafro", disse, referindo-se à instituição que possui destaque no curso preparatório a negros e pessoas carentes. "Com a troca de administração (do PT ao PTB), hoje está enfraquecido."

O pedetista defendeu a construção de centro de convivência, com espaços para exposição e atividades, nos mesmos moldes da realizada pela Prefeitura de Diadema, comandada pelo PT, e única a conter a unidade no Grande ABC. O equipamento é projetado para ser de referência de cultura negra dentro da Fundação Santo André.

Para o prefeiturável, o governo fará valer na cidade a lei federal 10.639/2003. A legislação torna obrigatório o ensino de história afro-brasileira em todas as escolas do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Como outro exemplo do que pretende aproveitar da gestão petista, Salles citou o Projeto Sementinha, implantado na cidade em 2001, por meio do qual a Prefeitura, com ajuda da própria comunidade, desenvolve ações alternativas de atendimento pré-escolar a crianças com idade entre 4 e 6 anos.

 

PASTEL DE VENTO

O prefeiturável retomou ontem polêmica abordada pelo então candidato do PT em 2008, Vanderlei Siraque. Ao mencionar a falta de diálogo do prefeito Aidan Ravin (PTB) com a sociedade, Salles o chamou de "pastel de vento". "É o típico. Grande por fora e vazio por dentro. Ele é grande decepção e insiste numa má gestão."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;