Política Titulo ÔNIBUS
Mário Reali promete revitalizar terminal Eldorado

Projeto prometido pelo atual prefeito de Diadema envolve ainda construção de praça e Ecoponto

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/09/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema e candidato à reeleição, Mário Reali (PT), garantiu que não vai acabar com o terminal de ônibus do bairro Eldorado, região Sul da cidade. E prometeu também reformar o espaço, inaugurado em 2001 e com graves problemas estruturais.

Aberto na gestão de José de Filippi Júnior (PT), padrinho político de Reali, o terminal foi construído em área de manancial na Avenida Presidente Prudente e próximo à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes - principal via do bairro Eldorado.

Apesar de apenas uma década de uso, o lugar apresenta deterioração visível: não há cobertura dos pontos nem assentos para usuários do transporte público, carros ficam estacionados entre os ônibus parados, a sinalização é falha e, como não possui segurança, crianças costumam andar de bicicleta no meio do local.

O projeto prometido por Reali envolve, além da manutenção do terminal, a construção de praça e a instalação de Ecoponto. Para isso, o ponto final de nove das 28 linhas municipais será reduzido. "Tiraremos algumas baias para colocar a praça de fundo. O terminal continuará, só que um pouco menor. E ficará melhor", explicou o prefeito, estimando redução de quase 40% do espaço. "Estamos fritando o peixe de olho no gato."

A obra ficará sob responsabilidade da Mobi Brasil, uma das concessionárias do transporte público e que recentemente adquiriu a Viação Imigrantes. "A Mobi tomou uma multa ambiental e a contrapartida será a construção da praça e a reforma do terminal", disse Reali. O petista não soube falar sobre os valores envolvidos na intervenção.

A Prefeitura alegava impedimentos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e do Ministério Público para não reformar o terminal, apesar de reclamações recorrentes de moradores do bairro Eldorado, um dos mais populosos de Diadema. Dizia também que as duas instituições recomendavam o fechamento do local por ficar em área de manancial.

Durante caminhada realizada na Avenida Presidente Prudente na semana passada, Reali foi cobrado por diversos munícipes para melhorar o terminal. Alguns questionaram o prefeito sobre o boato espalhado na cidade de que o ponto final dos ônibus seria fechado pelo Paço - a administração Reali cogitou o encerramento das atividades no bairro Eldorado, porém recuou após pressão dos comerciantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;