Automóveis Titulo Antigos
Kombi comemora 55 anos

Primeira unidade saiu da linha de montagem da Volks em S.Bernardo dia 2 de setembro de 1957

Do Diário do Grande ABC
05/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Fenômeno. Assim pode ser definida a Volkswagen Kombi, que no domingo completou 55 anos de produção ininterrupta em solo brasileiro. Não podemos dizer, no entanto, que ela chega a esta data histórica em plena forma, já que a forma é praticamente a mesma do dia 2 de setembro de 1957, data em que saiu a primeira Kombosa da linha de montagem da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo.

Projetada pelo holandês Ben Pon, na longínqua década de 1940, a Kombi foi o primeiro carro produzido pela marca alemã no Brasil - antes mesmo que o Fusca. Ao longo de sua extensa biografia, que deve chegar ao fim em 2014, foram produzidas mais de 1,53 milhão de unidades. Detalhe: desde que começou a ser feita por aqui, sempre foi líder de vendas eu seu segmento - e tudo indica que em 2012 tudo continuará igual.

A primeira Kombi foi feita na Alemanha, em 1950. Naquela época, o utilitário era empurrado por um motor traseiro refrigerado a ar de apenas 25 cv. Atualmente, o modelo utiliza motor 1.4 bicombustível de até 80 cv de potência a 4.800 rpm e torque de 12,7 mkgf a 3.500 giros, quando abastecida com etanol. A velocidade máxima é de 130 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 16,6 segundos - nada mal para uma senhora às portas da melhor idade.

Em termos de design, a Kombi nunca passou por transformações profundas. Na realidade, ela deve ser campeã de facelifts. Sua evolução se deu basicamente em questões envolvendo motorização. Aqui no Brasil, por exemplo, a Kombosa chegou com motor 1.2.

Em 1967, com o advento da configuração picape, o motor passa a ser 1.5 e, oito anos depois, junto com uma das reestilizações, 1.6. Em 1981 a Kombi ganha opção diesel e no ano seguinte de etanol.

Atualmente, 792 funcionários trabalham em dois turnos na linha de montagem da Kombi em São Bernardo. Ao todo, são fabricadas 90 unidades por dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;