Automóveis Titulo Comparativo
Confronto entre populares

Colocamos VW Gol e Chevrolet Celta lado a lado
para saber qual deles oferece mais ao consumidor

Vagner Aquino
05/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


De um lado o Volkswagen Gol. Modelo que - na quinta geração e que passou por recente renovação - está no mercado há mais de três décadas e conquista o topo do ranking brasileiro de vendas há 25 anos consecutivos. Do outro, está o Chevrolet Celta, que estreou aqui em 2000 e nunca apresentou grandes mudanças estéticas. De lá para cá foram feitos facelifts, incluídas (e descontinuadas) algumas versões, mas sem jamais mudar a essência. Uma referência à época, hoje, está com o pé na defasagem.

Na categoria dos veículos mais baratos do Brasil, ambos são boa opção para quem busca o primeiro carro zero e não pode gastar muito. E as semelhanças não param por aí. Além disso, são condizentes tanto na proposta quanto nas características. Com isso em mente, decidimos comparar os populares.

PREÇOS

Como já é de se esperar, o valor dos modelos deste segmento denota a falta de mimos. Assim como a maioria dos exemplares da categoria (leia-se Renault Clio e os Fiat Uno e Mille, entre outros) os carros vêm pelados. A não ser os (imprescindíveis) faróis, volante e rodas, estão presentes apenas limpador e desembaçador do vidro traseiro, para-choque na cor do carro e vidros e travas com comando elétrico.

Na versão avaliada (LT) o Celta custa R$ 464 a menos que o Gol básico, que parte de R$ 27.990. Com o pacote BlueMotion Technology (que você vê nas fotos), o popular da Volks passa a custar R$ 28.314. A mais, vem com pneus 175/70 R14 (de baixa resistência ao rolamento), indicador de marcha e mostrador instantâneo do consumo de combustível.

Porém, a lista do Gol não para por aí. É possível acrescentar itens como sensor de ré, regulagem de altura do banco do motorista, air bag duplo, freios com ABS, computador de bordo e volante multifuncional (todos indisponíveis no modelo da GM). Mas, para isso, o interessado precisa desembolsar R$ 35 mil.

Em relação ao acabamento, os dois são honestos (pelo preço que valem, não dá para esperar mais que isso). Porém, o Volks é, um pouco, mais moderno.

Por falar em modernidade, o Gol acabara de ganhar a nova cara da família. Ponto para ele, que (visto de frente) não tem tanta diferença de outros modelos da marca. Isso porque, mais que um DNA, a Volkswagen está seguindo um padrão de identidade.

Já a Chevrolet não pretende modernizar o Celta, que logo deve ser substituído por aqui.

Ao contrário do visual, o GM deixa o Gol para trás quando o assunto é motor. Com apenas dois cavalos a mais que o rival (78 cv, contra 76 cv), o GM tem mais desenvoltura no trânsito do dia a dia. Isso é mérito também dos 87 quilos a menos, que compensa o torque (um pouquinho) menor em comparação ao do adversário (veja ficha técnica abaixo).

Em relação à suspensão, engates do câmbio (manual de cinco marchas em ambos), espaço interno e capacidade do porta-malas, o Gol ultrapassa o Celta novamente.

 

VEREDICTO

Apesar de mais caro (R$ 464) e (um pouco) menos potente, o Gol vence este comparativo, afinal, além de melhor conjunto mecânico, o VW oferece itens opcionais indisponíveis no Celta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;